Antiga Casa de Saúde da Maxaquene na Av 24 de Julho ao lado do Cine África


Vistas com sol poente da esquina a sudoeste do edifício
Originais do HoM - clique para ver melhor

Edifício do Ministério da Saúde renovado recentemente - Lar de Maxaquene. Era a antiga Casa de Saúde da Maxaquene de que penso era proprietário o Dr. Sepúlveda e que também funcionava como maternidade privada. 
Foi provávelmente construída na mesma época do Cine África, antigo Manuel Rodrigues no final dos anos 40 no estilo streamline moderne.

Dois pormenores com as palas - fotos carregadas da net.

Comentários

Rui Nogueira disse…
A clínica da Maxaquene, foi restaurada/reabilitada em finais dos anos 60, inícios de 70....até alvitro mais os anos 70. O meu irmão mais novo, infelizmente já falecido, nasceu lá em 2 de Dezembro de 1973. E nessa altura já a clínica estava completamente reabilitada e sei que com aparelhagem médica de topo. E sei-o por variadíssimas conversas que assisti em miúdo, já com 12-13 anos, em que o meu falecido Pai Prof. Dr. Rui Nogueira, urologista, tinha com outras personalidades, inclusive com o Dr. Sepúlveda, e foi aí que fiquei a saber que o meu Pai e outro médico que de momento não me lembro do nome, eram igualmente proprietários da clínica. Sei que após a independência, não sei precisar o ano, a clínica foi desmantelada e transformada numa pensão para cooperantes cubanos. Em 1986 voltei a Moçambique, já não a Lourenço Marques mas sim a Maputo, e sim, era uma pensão. Em 2002 e 2004 voltei a Maputo e o edifício estava desactivado, como que abandonado. Há um ano e questionando amigos que por lá vivem, disseram-me que alguém teria adquirido o edifício e o estaria a reabilitar. Cumprimentos.
Rogério Gens disse…
Caro Rui: Obrigado pela informação. As duas primeiras fotos são de 2011 ou 2012 e vê-se que o edifício aí estava minimamente reabilitado. A tabuleta informava que era do Ministério da Saúde e que era o Lar da Maxaquene por isso eu diria que pós nacionalização (expropriação) ele terá passado para o ministério. Do que me diz presumo que ele o tenha usado depois para lar para os "seus" cubanos e não sei se ao tempo das foto seriam ainda esses ou outros usuários. Do que terá acontecido depois dessas fotos não tenho ideia, por isso não sei se alguém o terá adquirido mais recentemente ou não conforme você adianta.