Edifício Fátima - Av. Alberto Luthuli frente ao Campo do Ferroviário

Duas vistas deste edifício na Baixa da cidade de Maputo frente ao Campo do Ferroviário na Av. Alberto Luthuli, antiga Luciano Cordeiro.


Fotos originais do HoM - clique para ver com mais resolução

O nome do edifício é actualmente quase invisível mas está no topo da parte central e foi aqui reavivado.
EDIFÍCIO FÁTIMA
Foto original do HoM - clique para aumentar

Mas um leitor diz que o nome do prédio era Glória e eu tenho a ideia que não é o primeiro. Por isso volto às fotos em que se vê melhor o topo e temos isto:
A vermelho e mais recente está EDIFÍCIO FÁTIMA.
Mas teria estado um G onde depois foi inserido o F`?

Fica assim o assunto do nome do prédio sem grande conclusão, para além das informações dos leitores.
Parece-me também que se confirma que aqui esteve instalado o restaurante Marialva antes de se ter mudado para o dos "seguros Tranquilidade" na Av. da República, actual 25 de Setembro.

Comentários

Anónimo disse…
No sentido de confirmar que foi este o edifício onde habitei de 1964 a 1975, gostaria de confirmar se este é o edifício que tinha o restaurante Peninsular por baixo.
Rogério Gens disse…
Lamento não poder responder com precisão mas talvez ajude se notar que principalmente na foto do meio se vê um toldo para a direita que confirmei noutra foto é o do Restaurante (Cervejaria) Coimbra. E na zona também não havia muito mais edifícios residenciais.
Anónimo disse…
Agradeço a informação, e o facto se o restaurante à direita é o Coimbra então confirma-se que o edifício Fátima é de facto o edifico onde nasci e passei a minha infância em Lourenço Marques de 1964 a 1975, na então Av. Luciano Cordeiro n.º 203 em frente á bancada do estádio do Ferroviário de Lourenço Marques com a piscina descoberta ao lado. Se tiver mais fotos da área agradeço a possibilidade de as poder ver.
Muito obrigado e cumprimentos
Rogério Gens disse…
Irei publicar mais fotos da área para além da sede do Ferroviário e da SIPAQ já publicadas: alguns edifícios interessantes na Alberto Luthuli (ex Luciano Cordeiro) mais para cima, alguns na zona industrial e alguns na Guerra Popular (ex General Machado) de que talvez se recordará, Irei também republicar as fotos com mais resoluçáo. Esteja atento.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Actualizei as fotos com muito maior resolução. Têm agora uma marca mas não deverá incomodar. Publiquei outra mensagem com o edifício no cruzamento da mesma Alberto Luthuli (ex Luciano Cordeiro) com a Ho Chi Min (ex Andrade Corvo) que o leitor ou seus familiares deverão também recordar. Continue atento.
meloughetto disse…
Habitei no Prédio Glória ( 1950) mesmo em frente ao ferroviario na ex-Av luciano Cordeiro, por baixo havia um restaurante "Marialva" que mais tarde foi para a Ex Av: da Republica.. faz-me um pouco confusão mostrarem o Prédio Fátima : Fico indeciso quanto ao nome..P.Glória..de resto tudo em conformidade
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Obrigado pelo comentário que me levou a acrescentar algo ao fim do artigo. É possível que tenha lá estado escrito GLÓRIA como se recorda era o nome, mas fisicamente é difícil ter a certeza agora. Cumprimentos.