A variante principal de Art Deco em Maputo - exemplos de Streamline Moderne


O desenvolvimento de Lourenço Marques, actual Maputo nos anos 30 e 40 do século passado correspondeu à emergência a meio dos anos 30 do estilo de arquitectura “streamline moderne” ou "estilo paquete" (pelas semelhanças com as proas/pontes dos grandes navios construidos na época) que foi a última manifestação do estilo "Art Deco". 
Como vimos o estilo "Art Deco" inicial afirmou-se na exposição de Paris em 1925 enquanto que a sua variante “streamline moderne” teve seu auge na exposição de Paris em 1937. O termo Art Deco em linguagem corrente tanto engloba o estilo mais inicial mais floreado como o Streamline Moderne com linhas mais simplificadas e dada a simultaneidade e gostos pessoais de arquitectos e de proprietários há muitos hibridos. 
As principais características do “Streamline Moderne” são o uso de formas curvas (volumes salientes e cantos arredondados), linhas e superficies horizontais alongadas e por vezes elementos decorativos náuticos, tais como janelas redondas e gradeamentos de protecção em tubo metálico. 

Eis um relevo decorativo art deco num edifício de Miami da época que mostra as fontes de inspiração e a relação temporal destes estilos com a evolução técnica. 
Hidroaviões, paquetes, caminhos de ferro, indústra, arranha-céus.
Em África ou outras regiões tropicais, devido ao clima o estilo na arquitectura adoptou também grandes coberturas para protecção solar. O estilo “streamline moderne” é o estilo da maior parte das residências ou vivendas de Maputo e foi o que se espalhou pela Flórida, América do Sul e outros continentes. 

Estas vivendas são mais dois bons exemplos de “streamline moderne” localizados numa zona de Maputo em que o estilo é característico. Vê-las-emos melhor depois em mensagens específicas:
Instituto de Comunicação, na esquina das Avs. Min e Cabral
Gaveto da Av. Lumumba com Mitema