Maputo e Asmara - Semelhanças e diferenças na arquitectura e história

Estes edifícios foram construidos por volta de 1938 e podiam ser vistos em Maputo mas todos eles são em Asmara na Eritreia. Veja porquê no texto em baixo.
Vejamos primeiro edificíos públicos e vivendas "italianas" junto ao  "corno de África"



Todas excepto uma com superfícies arredondadas mais linhas horizontais bem marcadas

Em Asmara são respeitadas as cores pastel típicas do estilo modernista/art deco, enquanto que em Maputo muitos edifícios têm sido pintados com cores mais fortes.

Outro ponto que noto é que estes edifícios em Asmara têm reconhecimento internacional, em Maputo há alguns muito semelhantes e da mesma época e a que, a bom dizer, ninguém liga nenhuma.

Cinemas "italianos" de Asmara

Cinemas Impero e Roma
Ver também no HoM um artigo especial sobre as bombas de gasolina modernistas de Maputo (e uma de Asmara).

Curta história colonial de Asmara, Eritreia
Texto adaptado a partir de vários autores
Depois da derrota da Itália na guerra contra a Etiópia em 1936, concentrou-se na Eritrea a ambição do lider fascista italiano Mussolini (que chegou ao poder em 1922) em criar o « segundo Império romano" estendido a África. A capital Asmara no final dos anos 30 tinha cerca de 40 000 habitantes italianos e era conhecida como Piccolo Roma (Pequena Roma). O desenvolvimento da cidade nesse periodo coincidiu com o Modernismo e os arquitectos italianos da época.poderam experimentar sem os constrangimentos sociais e urbanos que tinham na Itália novas tecnologias, modos de construção e novas linhas estéticas. 

Hoje, a arquitetura da cidade contém alguns dos melhores exemplos do racionalismo italiano mas a cidade tem também construções nos estilos Novecento, neo-Clássico, neo-Barroco e monumental.

Em 1941 durante a Segunda Guerra Mundial a Itália perdeu a Eritreia para o controle britânico. Devido à instabilidade que se seguiu (tentativa de domínio pela Etiópia e um conflito que só terminou com a independência da Eritreia en 1991) pouco desenvolvimento teve lugar. O centro de Asmara continua em grande parte como era sob o domínio italiano, embora muitos das construções tenham caído em desuso, e desperta grande interesse internacionalmente. Asmara está na lista indicativa para tornar-se património mundial da UNESCO.
http://whc.unesco.org/fr/listesindicatives/2024/