Vivenda streamline - Esquina da Av. Ho Chi Min com Rua José Sidumo, casas com traseira para poente

Vivenda streamline moderne notável em Maputo (se nos abstrairmos do toldo azul à entrada e do "galinheiro" na esquina). 
Vista do lado da Rua José Sidumo
Na primeira foto, vista de frente temos o portão de entrada da casa na Rua José Sidumo, com o no 105 na caixa de correio ou no 193 na parede. 
Vê-se a Rua José Sidumo a descer do lado esquerdo para a Av Lumumba, antiga Brito Camacho, e a Av. Ho Chi Min seguindo do lado direito para o próximo cruzamento que é com a Av Amílcar Cabral, antiga Pêro de Alenquer
Vista do lado da Av. Ho Chi Min
Vista da esquina com o "galinheiro" em destaque
Foto Lebreiro Henriques em 2013
Noto que a maioria das casas apresentadas no blogue e situadas nas ruas verticais da cidade (em relação à Av 25 de Setembro, 24 Julho, Eduardo Mondlane) são do lado esquerdo e por isso têm a frente virada para nascente. Dá a ideia que quando a cidade foi urbanizada os pioneiros preferiram comprar os terrenos desse lado de maneira a construir as casas com a frente para nascente=leste=oriente e a traseira para poente = oeste = ocidente. Como na traseira ficava a cozinha e a dispensa, não tinha tanta importância receber o sol ao fim da tarde. Os quartos ficavam à frente e por isso quando recebiam o sol de manhã aqueciam menos e tinham depois mais tempo para arrefecer até à noite.
Um problema com as fotos do blogue é que como os "meus" fotógrafos em Maputo tinham uma certa dificuldade em se levantar cedo, estas casas não foram fotografadas como deviam ter sido isto é de manhã (para ter o sol pela frente) e por isso mesmo com correcções de luminosidade o resultado de muitas fotos não é famoso.
Esta é então a localização exacta desta casa na zona central da ciade perto da barreira da Maxaquene:
Casa na esquina sudoeste do cruzamento 
da Rua Sidumo (vertical) e Min (horizontal)

Comentários