Blogue lusotropicalizando (1) - Vivenda art deco creme - esquina da Rua Armando Tivane 890 com a Rua de Kassuende - Polana Cimento A

O blog http://lusotropicalizando.blogspot.com/ tem como mensagem promover "Reflexos de cultura dispersos pelo mundo em tons de tropical". Com a devida vénia irei reutilizar desse blogue algumas imagens e respectivos textos que são bastante especializados. 
Texto do Lusotropicalizando: "Maputo - Polana Cimento A: A Rua de Kassuende, antiga Rua Aires de Ornelas, tem ainda alguns prédios baixos com pormenores art deco."

Posso complementar que esta vivenda está no cruzamento da Rua de Kassuende com a Rua Armando Tivane que é uma paralela (do lado poente) à Av Julius Nyerere.


               Clicar nas fotos para aumentar
Rua Kassuende à esquerda, Rua Tivane à direita.
Ver mensagem sobre o prédio (Rosa e verde) visto mais ao fundo.
Fachada para Rua Kassuende

Muro na Rua Tivane
Desta vivenda encontrei mais duas imagens muito boas na net que também agradeço.e que complementam as do lusotropicalizando. 
ainda R. Kassuende à esquerda, R. Tivane à direita
















Perspectiva completa: Rua Kassuende seguindo para a Av. Julius Nyerere
com o prédio alto ao fundo e a Rua Armando Tivane aqui na transversal.

Ver actualização em baixo

Vista do espaço, em posição semelhante à da foto de cima
Vertical: Kassuende (ex Aires de Ornelas)
Horizontal: Tivane (ex Couceiro da Costa)
Laranja: Prédio térreo da esquina
Rosa e verde: Prédio de três pisos a seguir
Na foto de satélite vê-se actualmente em construção um prédio na esquina da Rua Kassuende (ex Aires de Ornelas) com a Av. Nyerere (ex António Enes).
P l a t i n u m do lado nascente=leste
 do prédio Rosa e verde
Para as fotos originais este blogue explorou-se mais umas zonas da cidade do que outras. Por exemplo a zona da Ponta Vermelha quase não foi explorada e pode ter casas interessantes da época 30-50. Mesmo em áreas onde no trabalho preparatório se procuraram em fotos antigas e com imagens de satélite vivendas que podiam ser interessantes fotografar, sinto que por vezes não se foi a fundo na pesquisa final que só poderá ser feita no local. Também me foi referido pelos meus fotógrafos que por vezes houve preocupações com segurança (por falta dela ou por demasiada) dificultando accesso a certas ruas. 

Comentários