Casa de madeira e zinco castanha na Av. Marx que foi demolida

Esta casa seria anterior a 1912 e foi demolida com mais de 100 anos.  As três primeiras fotos são originais do HoM por isso clique para aumentar.
Começamos com a foto da sua frente para a Avenida Marx, antiga Manuel de Arriaga.
 Janeiro de 2012
O HoM lembra esta casa de madeira e zinco de que muitos se recordarão tanto pelo seu aspecto ultrapassado (já antes da independência) como pela sua notoriedade numa avenida com muito trânsito (Av. Marx junto do cruzamento com Min, antiga Andrade Corvo) e junto à praça principal da cidade. 
Como mostro em baixo esta casa foi demolida pelos finais de 2012 e o blog conseguiu captar boas imagens poucos meses antes. Mas contráriamente à demolição da Casa Coimbra ou da Vila do Almoxarifado em que senti um pouco de pena, neste caso não senti pois achei que era a natural evolução das coisas. De facto quando me voltei a interessar por casas de Maputo após mais de 30 anos de afastamento e vi a foto desta casa pensei "mas isto ainda existe?". Não só existia e ainda era habitada mas em condições muito deficientes. Para a datação e como informaçáo interessante cito da já muito citada dissertação do Arq. André Ferreira: "... com o cimento já definitivamente estabelecido nos hábitos de construção em LM e outros materiais, como pedra, cal, e madeiras acessívelmente colocadas no mercado local, a Câmara Municipal pôde com perfeita segurança de que a evolução de LM nada sofreria, aprovar, em sessão de 22 de Abril de 1912, uma proposta do seu presidente, Joaquim de Lemos, no sentido de que não se concedessem mais licenças para construções em madeira e zinco na cidade". 
Por isso, se as leis se cumpriam na altura, em principio todas as casas de madeira e zinco ainda existentes em Maputo são anteriores a 1912 i.e. têm agora mais de 100 anos. Há também uma lei actual que diz que todas as construções de antes de 1920 são património nacional por isso não sei em que termos se fez esta demolição. 
Noto que esta casa foi uma das primeiras sedes do Grémio Africano / Associação Africana por isso tinha também uma certa dimensão histórica mas não sei se esse G.A. é actualmente considerado "cool" ou não.
Temos em seguida outra foto da frente para Avenida Marx, era posterior à de cima, ainda c/ tentativa de pintura mas já sem "corrimão" na varanda.
 Junho de 2012
A foto seguinte mostra o lado norte e a traseira da casa virada para a Praça da Independência
Julho de 2012
Seguem-se detalhes da frente e varanda:
Pelo menos em 2007 estes arcos ainda estavam no sitio (em 2012 já não)
 e davam origem as estas fotos artísticas
Linha de tempo da demolição da casa com Google Earth

1. Foto de satélite de 6.10.2012
casa ainda no sitio (a vermelho)

 2. Foto de satélite de 7.2.2013
casa demolida (seu terreno vazio a amarelo)
O local acima da casa está agora ainda a servir de parque de estacionamento. Foi entretanto erguido abaixo do terreno do lado da Praça um grande edificio de cor clara (Tribunal Administrativo?)

Comentários