Ainda a Estrada da Polana (Caracol) de 1910/11 em Maputo (ex-Lourenço Marques): 3 pontos a notar

Ainda alguns pontos de reflexão (?), uns óbvios outros nem tanto, sobre a Estrada da Polana vulgo Caracol apresentado nesta mensagem.

A. Porque se tornou o Caracol obsoleto?
Primeiro uma vista sobre a curva 2, a de cotovelo com a palhota, que se pode localizar melhor na última imagem.
Foto tirada para norte - nordeste ao longo da barreira
Agora duas fotos com vista mais abrangente sobre a curva 2 (de cotovelo) e a curva 3 que lhe fica um pouco mais acima na barreira: 
Fotos também tiradas para norte - nordeste ao longo da barreira

O Caracol servia inicialmente para trânsito automóvel e a pé. À medida que a população foi aumentando, o número de automóveis foi crescendo, mais fundos e maquinaria de construção foram ficando disponíveis e por isso foram-se fazendo outros acessos a esta praia e às praias mais a Norte (Dragão Douro, Miramar, etc). O Caracol com a sua via estreita, curvas apertada e íngreme passou a ser pouco usado e tornou-se mais uma curiosidade na cidade. 
Porque se tornou zona de construção chique na fase post-revolucionária de Moçambique?Deve ter sido por falta de espaço noutro lado (ironia).

B. Com que meios foi construído o Caracol? 
Pelo que se vê nas fos de 1901/11 forma muito limitados, básicamente "pá e pica" para os aterros e muito trabalho de pedreiro para a plataforma que já abordamos noutras mensagems. Estas fotos de A. Cunha são de 1910/11 embora esta precisamente em baixo não tenha a data. Ela mostra os trabalhos entre a curva 0 (actual Entrada) e a curva 1, o que se pode localizar melhor na última imagem:
Vermelho: carris e as carretas deviam servir para transportar a areia tirada.
Amarelo: pedra que deve ter sido trazida de cima para fazer a plataforma da curva 1 
e sustentar outras partes do declive (empredrados anti deslizamento/desabamento).
 Noutra mensagem (ver suas FOTOS 3) explico como a pedra deve ter aqui chegado. 
Verde: inscrições nos tambores; O2, Agut e F2 (significado?)


Vê-se aqui que havia casas permanentes construidas na praia da Polana em 1910/11. Ao fundo nota-se que não havia passagem para uma estrada para a Baixa pois o promontório corria até ao mar.
Fait divers sobre a foto de cima: o senhor mainato serve o chá à Madame que não se entende bem que função tinha nesta ocasião; a menina precisava de óculos escuros; os quadros vestidos de branco fazem pose para a foto, dos outros alguns estão parados à espera do click, os demais ou trabalham ou fingem que.

C. Porque se chama Caracol?
Nunca me tinha posto esta questão. O que tem o animal caracol de especial que faça os humanos dar o seu nome às suas construções e às deste tipo* em particular: 
1. levar a casa às costas - not applicable; 
2. a forma da concha - no fundo pode ser mas não temos aqui uma estrada em "cornucópia" (haverá alguma?) mas aos "esses"; 
3. a lentidão e irregularidade da deslocação do caracol- deve ser esta. 
E se originalmente se chamou "Estrada da Polana" por agora parece ter-se institucionalizado o nome popular "Rampa do Caracol". 
* Pesquizei no Google images e vi que pelo menos os latino-americanos castelhano- falantes também usam o termo. 
Caracol Cordilheira dos Andes - Chile
D. Referências das localizações anteriores:
Esta foto tem a numeração das curvas que foi usada nas fotos de cima:
Caracol do nível 0 (Pavilhão de Chá) até
à saída para o alto da Polana

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