Cantina Celestino Gomes Cordeiro de 1931 na Malhangalene

Prédio tipo cantina clássico de Maputo com elegante decoração na frente. 
É o quarto prédio de gaveto com nome e do ano 1931 no HoM, deve ter sido grande moda fazê-lo nessa altura.
Este conhecido edifício fica no fim da Av Karl Marx, antiga Manuel de Arriaga no seu cruzamento com a Av. Marien Ngouabi, antiga Caldas Xavier. Ficava assim na transição entre a cidade de cimento e os subúrbios até, talvez, aos anos 40 do século XX. 
O edifício estava abandonado ou em obras, talvez de alteração, em Janeiro de 2012 quando a foto original do HoM foi tirada. 
Foto original do HoM
clique para aumentar
Anteriormente às obras

Ver menção ao Cordeiro em espectacular artigo de João de Sousa sobre o bairro e clube da Malhangalene para o site bigslam sobre o desporto em Moçambique: "o Cordeiro, propriedade do barrigudo Celestino Gomes Cordeiro, que era mercearia e boteco. E ali se vendia (e se servia), segundo se dizia na altura “o melhor vinho da cidade”. Dizia-se também que o Governador Geral mandava comprar lá o tintol, que vinha de Portugal em barris. Local onde os mais velhos jogavam à sueca. Felizmente essa prática ainda permanece nos dias de hoje."
Noto que havia uma grande firma de mercearia F. Cordeiro na Rua Consiglieri Pedroso na Baixa mas suponho que não estava relacionada com esta Celestino Gomes Cordeiro na Malhangalene.
Do lado oposto ao Cordeiro na Av. Marien Ngouabi (ex Caldas Xavier) fica o prédio do Haffejee. Nas proximidades na antiga Rua do Porto (actual da Malhangalene) fica o Sibéria.

Comentários