Correios do Alto Maé de entre o final dos 50 e inícios dos anos 60

Este prédio dos Correios no Alto-Maé muito característico de Lourenço Marques (LM), actual Maputo dos anos 50/60 fica na actual Av. da Tanzânia, antiga Av. Canto e Castro do lado poente, perto do fim da Av. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas.
Sobre a sua aparência vêm-me ao espírito o chamado estilo brutalista que vem de "ciment brut" em francês, o que se traduz por "cimento ou betão armado" em português. São prédios em que o cimento se exibe, não quer dizer que tenham de ter um aspecto bruto. Mas no caso deste edifício acho que se pode chamar "bruto" tanto à exibição do cimento como ao aspecto.
Alguns dos prédios dessa época em LM parecem estar inacabados no último piso como era o caso desteNão sei se era prevendo expansão futura ou só para equilibrio arquitectónico da fachada.
Por trás deste via-se a parte superior duma construção que parecia estar desalinhada da fachada e em estilo mais convencional e que presumo ser de origem (vê-se bem aqui a parte do prédio coberta por telhado e o terraço "triângular" dela para a fachada principal).
Clique nas fotos seguintes que são de 2011/12 para aumentar.
Fachada principal

A estrada do Lidemburgo, actual Av. do Rio Tembe fica à esquerda depois dum terreno (ainda ao tempo da escrita em 2015) livre. Ver no google maps o prédio por cima e a envolvente.

Comentários