O reputado fotógrafo profissional Eric Lafforgue tem percorrido o mundo fotografando principalmente pessoas/faces mas também edifícios e paisagens. Visitou Moçambique em 2013 e comparando por exemplo com o trabalho que fez em Asmara na Eritreia ou mesmo com o que fez noutras cidades do país (Ilha de Moçambique, Inhambane, Beira) em Maputo na minha mui modesta opinião acho que não fez bom trabalho no que respeita a edifícios. Ou não tinha tempo, ou estava doente, ou não se apercebeu bem onde estava, ou não se preparou bem ou não foi bem orientado. Eu estava à espera, depois de Eric Lafforgue dizer que já tinha ouvido falar de Maputo e que preparava uma visita, que saíssem da sua objectiva fotos inéditas ou novos ângulos da cidade, mas sem por em causa a qualidade do pouco que fez, acho que desiludiu. Ficou pelos circuitos conhecidos da Baixa, tirou a milionésima foto da fortaleza, do Prédio Pott, da estação dos CFM, etc e verdadeira mente não entro pela cidade adentro onde ele poderia fazer a diferença. Como com certeza não voltará tão cedo a Maputo parece ter sido uma oportunidade perdida. Podem consultar as fotos de Eric Lafforgue via os endereços em baixo da mensagem e algumas fui usando no HoM com a identificação do autor salvo erro..
Para além dessas há uma foto que eu tinha registado como se fosse de Eric Lafforgue (mas que não encontro agora no seu album no flickr e por isso não posso confirmar) e que subrepticiamente carreguei da Internet, que coloco aqui no HoM.
Por isso, com a devida vénia a Eric Lafforgue ou ao(s) autor(es) efectivos, ei-la:
A segunda foto (duas de facto) possivelmente de Eric Lafforgue aparece aqui no HoM.
Endereço para a galeria completa de Eric Lafforgue no flickr.
Por isso, com a devida vénia a Eric Lafforgue ou ao(s) autor(es) efectivos, ei-la:
Foto de Eric Lafforgue ? - belo streamline moderne |
Endereço para a galeria completa de Eric Lafforgue no flickr.
Endereço para o albúm de Eric Lafforgue no flickr sobre Moçambique (em arquitectura a maioria é sobre a ilha e o grande hotel da beira, tem algumas coisa de Inhambane que vale a pena mas de Maputo é "déjà vu")
Suponho que as fotos com tamanho completo estão à venda no Flickr ou noutras plataformas profissionais.
Comentários