Stiloguedes - II b - mais sobre a construção da Padaria Saipal em 1952-54

Saipal - o pão da cidade

Para os projectos de Arq. Pancho Guedes há muita informação disponivel na net em parte por cuidado do próprio e em parte também porque é um trabalho mais recente e em que já havia melhores condições para o registo de imagens e outros dados. Podemos assim mostrar os desenhos, a construção, imagens internas e externas do edifício e visualizá-lo muito bem. Vamos assim desenvolver a mensagem anterior sobre a Padaria Saipal.
Ver ao fundo da mensagem o que Pancho Guedes disse sobre esta obra. 

Desenhos do projecto
Frente e parte do lado B
Traseira e parte do lado B

Vista completa a 3 dimensões com explicações do HoM detalhadas

Como referências a chaminé está no lado B. Do lado A os arcos têm pontas levantadas: 

Interior em construção
Estamos dentro da oval mais pequena e a maior está ao lado

Edifício concluido
Frente com  entrada para veículos pelo lado A
No lado A havia uma entrada para veículos. 
Actualmente esta entrada está murada.

Lado A
Lado A visto de trás.
Arcos grandes da estrutura com pontas levantadas
Pátio que se formou no lado A entre as 2 ovais pequenas
Entrada para veículos do lado A, mesmo por trás da fachada da Frente (à esquerda para quem entra).

O edifício tinha acesso directo para o exterior pela entrada que na foto de cima seria à direita e o para o interior do terreno pela rampa que descia ao piso térreo do Pátio lado A.
Entrada para veículos do lado A, já a ver-se o pátio do lado A (à esquerda)
Vista através da luneta na parede da oval mais estreita, de frente para o pátio do lado A.

Em baixo na imagem Estrutura de Construção compreende-se onde está esta luneta de cima - faz parte do arco comum , à oval mais estreita (à esquerda) e à oval mais larga (à direita).

Lado B

Lado B visto de trás

Note-se que o pátio do lado B só tem arcos sem saliências e é onde se vê a chaminé.

Nave principal sob a oval mais larga
Como os arcos grandes com as pontas levantadas estão do lado direito,
aqui estamos na traseira a olhar para a frente do edifício.

Traseira
Nestas duas fotos da traseira o lado A está à direita.
Nesta foto da traseira e lado B, vê-se um camião junto à chaminé 
que parece carregar carvão ou cinza.

Nesta foto da traseira e do lado A, vemos saliente a oval pequena no lado A da traseira.
Tem um bico para fora tal como a oval semelhante deste lado A à frente.

 Estrutura da construção
Perfil da estrutura vista de frente. 
Na secção de cima vemos as ovais mais estreita e mais larga. O piso principal da fábrica é assente em pilares. Por baixo havia acesso para viaturas pelo pátio do lado A e talvez ficassem aí os depósitos de farinha, de carvão, combustível, etc.
Pancho Guedes dixit: 
The Saipal Bakery was the headquarters and factory of the Lourenço Marques Baker's Co-operative. They called themselves Saipal o pão da Cidade - The Bread of the City. The building was designed around the machinery layouts supplied by the German manufacturers of the ovens and other equipment. Unfortunately the machines did not know how to make Portuguese bread and refused to be adjusted to do so. The bakers fought amongst themselves and Saipal soon fell apart. In its early days Saipal had a powerful symbolic charge - the bakers loved it and explained often how marvellous it was that I had made their building in the shape of a huge Portuguese bread. All the bread cupboards in their various depots throughout the city had superimposed cutouts of the elevation in wood riding the top shelf. I had not been thinking of a Portuguese bread loaf. 
The section has been generated out of two parabolic arches worked on over and over again together with an engineer, so that the arches would only need very little reinforcement and theoretically none. The best part of Saipal is the lateral courtyard which resulted from the provision for future expansions of the factory area for Saipal to make biscuits when it was not making bread. 
The intersection of the arches and pillars resulting from a careful analysis of the loads became monumental personages seeming to step away from the rest of the building transfixed by a shaft of emptiness where neutral zone is. 

Lado A (arcos com picos)   ----------   Lado B (chaminé) - MODELO RECENTE

The recent Red Model of three bays of Saipal where the partial section turns into the full section exaggerates the idea of the building. It is a better and more perfect building than the temporary bakery and it is also an instant ruin. It is the son of Saipal built 25 years after the first Idea, and it makes it clear why I dismissed any sort of chronology long ago.

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