Stiloguedes - XV - projecto gráfico para a Garagem União no Alto Maé, lista de trabalhos de Pancho Guedes (corrigido)

Esboço de letragem para edifício pré-existente
pelo Pancho Guedes

Este projecto gráfico de Pancho Guedes diz respeito à Garagem União que ficava no início da descida da 24 de Julho depois da ex-Associação Africana e que em 2011/12 estava assim:.
Ayoob Comercial, antiga Garagem União

Comparando a Loja Ayoob actual nessa zona com o esboço, vê-se que a fachada é a mesma. 
Disse Pancho Guedes (PG) que desenhou cerca de 700 e que foram executados entre 300 e 400 projectos seus em Moçambique mas nas listas das suas obras aparecem só cerca de 138 no máximo. Sobre este trabalho PG disse: Other quite different and small jobs were the pump islands roofs and general graphic arrangements like the one for Garagem União. 
Mas este é dos que não está listado e seria então a somar aos 138. Poderá haver mais casos assim mas dos 138 para os 300 e ainda mais para os 400 vai uma tal diferença que dúvido desses números. 
A razão para este não estar listado (e talvez a explicação para parte da diferença entre os 138 e os 300 a 400 se houver muitos outros casos semelhantes) pode ser o envolvimento de PG se ter limitado às letras e às coberturas das bombas num edifício já existente. Se for isso certamente nos 300 a 400 estarão muitos trabalhos menores de adaptação mas mesmo assim parece ainda uma grande diferença, para mais tendo em conta que PG era o único arquitecto do gabinete pelo menos durante muito tempo e que os seus trabalhos eram minuciosos e difíceis. Já ter 138 projectos executados nos 25 anos mais activos da carreira (mais de 5 por ano) era bastante. Esperarei por isso por mais dados para fazer uma ideia mais concreta.
.
Av. 24 de Julho, Alto Maé/Malanga
Vê-se aqui completamente os arranjos gráficos
 e os telhados para as ilhotas com as bombas referidos por PG
Não sei o que chegou a ser feito destes planos.

Em vários dos desenhos de Pancho Guedes nota-se que a realização fica aquém do que seria de esperar do desenho. Isto deve resultar de duas coisas: 
1. Pancho Guedes carregar na espectacularidade para chamar a atenção para o seu projecto (normalmente estaria em competição com outros arquitectos a quem também seriam pedidas ideias) sabendo de antemão que não seria completamente realizável;
2. Ao decidir-se o projecto final o proprietário pedia para serem cortados alguns dos excessos estilisticos por causa dos seus custos ou o então engenheiro propunha soluções mais racionais. PG diz a certa altura que o termo Estilo Guedes foi criado um pouco pejorativamente (por favor não faça mais um ...) mas ele adoptou-o daí o Stiloguedes.

Esta é a lista de trabalhos de Pancho Guedes apresentada no artefacts (nem todos são novas construções) que tinha 113 e à qual podia-se juntar mais cinco. A lista do consulado de Portugal de 2010 é a que chega aos 138 e é a mais completa. 
Esta foi ordenada pelo Curioso por anos de projecto ou realização (as datas não são bem esclarecidas o que são - desenho, começo de execução, conclusão). 
(salve e faça zoom se quiser aumentar)

Comentários