Stiloguedes - II - Padaria Saipal no Bairro Central de Maputo - obra de 1952-54

Um dos edifícios mais icónicos do Arq. Pancho Guedes fica localizado no Bairro Central de Maputo, Av. Filipe Samuel Magaia (ex Paiva Manso) no lado Poente. Depois de ter estado abandonado muito tempo é agora a sede da F I P A G - Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (Águas de Maputo) uma PPP actualmente responsável pelo abastecimento de água de Maputo e mais cidades. Da relação com água devem vir as cores branca e azul actuais. 

antiga Padaria Saipal “Pão da Cidade” (1952-54)
Foto original do HoM - clique para aumentar
Texto técnico baseado em 
http://www.hpip.org/def/pt/Homepage/Obra?a=2170
Foi através de edifícios de complexas formas e volumes curvilíneos como a Padaria Saipal no Bairro Central, que a vocação heterodoxa e inventiva de Panco Guedes ficou definida. Este edifício industrial está marcado pela plasticidade curvilínea característica do seu autor. Dois arcos, que expressivamente desenham o perfil exterior do imóvel, também definem os espaços principais internos das naves para fabrico do pão.
Texto completo HPIP
Saipal - A Padaria foi originalmente desenhada para sede e fábrica da Cooperativa de Padeiros de Lourenço Marques, função que desempenhou durante um curto espaço de tempo (HoM -  a empresa faliu por desinteligências entre os cooperadores!). É constituída por um volume retangular de secção transversal, composto pela articulação estrutural de dois arcos parabólicos, repetidos sucessivamente ao longo do desenvolvimento longitudinal do edifício e expressos nos alçados exteriores de topo, num conjunto unificado pelas coberturas abobadadas, pontuado pelo volume escultural da chaminé e esvaziado ao centro do alçado sudoeste, onde se exteriorizam as formas fantásticas dos elementos de suporte interior. A parte anterior do edifício sofreu alterações recentes para a sua transformação em sede de uma empresa (HoM - em baixo vemos o que se passou - não me parece ter sido dramático pois foi mais na envolvente ao edifício).

Alterações no edifício
Entrada inicial 

A parte em frente ao edifício estava aterrada e a entrada
 fazia-se a partir dum caminho central para uma plataforma
Entrada actual?
Imagem de 2002 anterior à utilização pela FIPAG
(foto carregada da net)

Como se pode ver na imagem de cima, desterrou-se a frente para criar um parque de estacionamento. A entrada como era feita inicialmente deixou de ser possivel (ficou uma varanda suspensa) mas não é visivel nas fotos disponíveis onde se abriu a nova porta. 
Actualmente com a entrada desterrada como na foto de cima

Quanto às alterações para além do impacto dos 60 anos de diferença entre a data de construção e agora no número de habitantes da cidade e na utilização do automóvel, o projecto inicial era para uma cooperativa de padeiros. Suponho que cada padaria viria aqui buscar o pão para os seus postos de venda por isso, o movimento seria principalmente de carrinhas para a parte de trás da fábrica. A utilização actual para escritório requere um estacionamento muito diferente. Se o "preço" que foi pago para o edifício não ser demolido foi esse, acho que foi um preço aceitável.

A informação mais aprofundada sobre Pancho Guedes está em 
http://www.guedes.info/
que também contém o seu arquivo de desenhos
http://www.guedes.info/adcontfram.htm

Comentários