As iludências aparudem - casas rosa no Bairro dos Cronistas/Sommerschield

Notra mensagem publicámos de umas moradias côr-de-rosa aparentemente construídas no estilo "Português Suave" localizadas no bairro da Sommerschield/Cronistas ou mais precisamente Nevala/Carreira de Tiro.


Como o local indicado no site original lusotropicalizando era Av. Kim Il Sung (ex Av. General Rosado) rápidamente pudemos localizá-las no Google Earth actual.
As moradias que publicámos nessa mensagem são na avenida principal 
embora este pequeno bairro tenha outras moradias mais junto 
do ex Clube Militar que é assinalado pela bola vermelha
 Recordei então que há fotos aéreas desta zona nos anos 30 na altura em ela começava a ser ocupada e em torno das instituições militares.
Quatro casas na mesma zona de cima a nascente do Clube Militar 
delimitada a rosa pelas Av. Kim Il Sung (aqui na "horizontal") 
e K. Nkrumah (aqui na "vertical"). Para a direita ficava e fica a Cadeia Civil moderna.
vermelho: ex-Clube (na altura Grémio) Militar
amarelo: casa actualmente demolida - ver ao fundo desta mensagem
azul: casa que vamos comparar
Estas quatro casas na foto a P&B eram no estilo modernista com flat roof e o cantos da frente arrendondado. Havia também dependências separadas, pelo menos para uma delas. 
Pegamos então na casa dos anos 30 mais visivel e fomos ver com o pormenor possivel a sua estrutura.

Fazendo o mesmo para a moradia "Português Suave" mais visível nas fotos recentes de que dispomos

Acho que não são precisas mais explicações. Estas moradias "Português Suave" deste bairro aparentemente tão tipicamente do fins dos anos 40 e princípio dos 50 não são mais que as casas modernistas construídas nos anos 30 e a que foram acrescentados os telhados em telha vermelha. O disfarçe foi quase perfeito e deve ter sido motivado por moda estética e por o telhado tornar a casa mais confortável.. 
Especulo que este bairro tenha sido construído pelo Estado para altos funcionários ou militares ou da cadeia. As moradias deviam ser de qualidade mas dado terem pelo menos 80 anos e conservação deficiente nota-se que por exemplo uma delas na esquina já foi demolida (marca amarela) assim como algumas das dependências originais.

Moral desta história: as iludências aparudem ou sem o trocadilho as aparências iludem.

PS: A Universidade Eduardo Mondlane fez um estudo sobre o bairro militar para o qual esta contribuição do Curioso poderia ser complementar.

NB: Talvez esta moradia rosa que encontrei na net não corresponda exactamente à casa em P&B usada para comparação pois parece mais longa para a direita. Mas as 4 casas originais e as que foram acrescentadas ao bairro depois de ser tirada a foto aérea deviam seguir um desenho definido  Assim acho que não tem importância saber a posição exacta das casas para este tipo de comparação. 
Por exemplo noutra foto da mesma série esta era a casa em cima marcada a amarelo e que foi demolida como se pode ver pelo terreno vazio actualmente.

Esta casa "amarela" era em tudo semelhante
à casa "azul" que ficava no terreno oposto do lado nascente
 e que foi a usada para a comparação com vivenda actual

Comentários