FOTO 1 - Fábrica da Cerveja Vitória inaugurada em 1935 na Av. Guerra Popular
Vista da esquina da Av. Guerra Popular
com a Av. Manganhela, antiga Álvares Cabral
|
Nesta mensagem vamos ver a evolução deste edifício através da sua fachada na Av Guerra Popular, antiga General Machado começando pelo que vemos na FOTO 1 que mostrava a situação em 1935.
Mas para se perceber melhor é preciso resumir a formação da Reunidas (segundo o Livro de Ouro de M. H. Bramão). F. Dicca teve fábricas de refrigerantes a que em 1922 juntou o fabrico de cerveja (marca Nacional). Mitchel Perandonakis Cretikos teve uma fábrica de gelo, águas e refrigerantes neste local da Baixa e em 1935 começou a produzir cerveja (marca Vitória). Em 1938 as duas firmas associaram-se mas só se fundiram em 1953.
As instalações actuais da Reunidas derivam das da Fábrica Vitória nas suas primeira e segunda formas. Isso talvez fosse por estas serem mais recentes do que as da Nacional ou por haver neste local da Baixa mais espaço para expansão futura ou melhores acessos.
FOTO 2 - Fachada da Fábrica Cerveja Vitória
nas Avs 25 de Setembro e Av. Guerra Popular pós 1935
FOTO 3 - Vista recente da fachada da Fábrica Reunidas
no local da antiga Fábrica Vitória na Av. Guerra Popular
Note-se as letras no muro antes da esquina com a Av. Álvares Cabral, actual Manganhela. Ao fundo, à esquerda, vê-se a cúpula da Estação dos Caminhos de Ferro.
Aqui dum anúncio no OLX foto duma garrafa produzida pela Reunidas resultante da associação entre as fábricas Nacional e a Dicca:
Aqui dum anúncio no OLX foto duma garrafa produzida pela Reunidas resultante da associação entre as fábricas Nacional e a Dicca:
Cerveja Laurentina da Fábrica Reunidas (telefone 5391) |
A Reunidas construiu talvez no inicio dos anos 60 uma fábrica específicamente para refrigerantes na estrada de Lhanguene libertando provávelmente a "parte amarela" deste complexo na Baixa.
Aqui um texto com algumas imprecisões naturais sendo escrito por "estrangeiro" mas informação muito interessante.
Comentários