Foto de Eric Lafforgue |
É actualmente utilisado como extensão do Banco (Central) de Moçambique que tem a sua sede do lado oposto da rua.
O prédio sofreu nos últimos anos uma transformação interessante no exterior com a colocação duma estrutura metálica e painéis plásticos coloridos certamente para protecção térmica. A altura e o volume mantém-se na mesma. No interior deve ter sofrido grandes alterações para por exemplo transformar os salões de exposição originais em escritórios e abrir novos acessos interiores.
Banco de Moçambique actualmente (fotos carregada da net) |
Vista dos pisos inferiores salientes do lado poente |
Lar Moderno originalmente. Vista do lado nascente |
Agora um desenho de Dana Michaelles do FB que lhe é dedicado e com perspectiva do género da da última foto:
Lar Moderno à esquerda, do lado sul da Rua Consiglieri Pedroso |
vermelho: situação do prédio na baixa em 2008 |
Depois da foto de cima houve algumas mudanças nas redondezas. Esta foram principalmente o novo edificio do B.M. no local da antiga Casa Coimbra à direita na foto, e o novo edifício junto ao recinto do Porto à esquerda da Praça. Nesta foto tirada do Prédio 33 vê-se também a fortaleza, o prédio Fonte Azul, a antiga Junta de Comércio Externo e ao fundo as instalações industriais no Lingamo (Matola).
Sobre o passado da zona do Lar Moderno ver muitas mensagens no HoM por exemplo esta (sobre o prédio ao lado agora em ruínas - Casa Sport) e esta (sobre a Travessa nas traseiras).
* O site delagoabay tinha um comentário sobre a mudança do Lar Moderno: ".. o prédio alto, ao fundo, na época da fotografia era o Lar Moderno onde, mais tarde, se instalou o BCA. Para “cultura geral”, o Lar Moderno transferiu-se para a Av. Augusto de Castilho, entre a Andrade Corvo e a 24 de Julho, à esquerda de quem subia, num prédio que foi construído onde tinha sido a Villa Carneiro".
Comentários