Edifício comercial streamline na esquina das avs. Lenine e Min

Este edifício inventariado no SIPA-Monumentos deve ser dos anos 40 ou princípio dos 50. Até à independência de Moçambique funcionou no seu Rés do Chão a pelos vistos conhecida Cervejaria Laurentina. 
Na altura das fotos em 2012 mantinha-se no ramo e funcionava aí o Restaurante Cacoly.
Temos nesta mensagem duas fotos que mostram que rápidamente a situação de um edifício se pode alterar. 
A primeira foto é de 20 de Janeiro de 2012 e o edifício parecia muito bem conservado e com o restaurante em funcionamento.

30.01.2012 - Ainda com o desenho original?
Foto original do HoM - clique para aumentar
Av Ho Chi Min (ex Andrade Corvo) 

à esquerda seguindo para a zona da Catedral/Município
Av. Vladimir Lenine (ex Augusto de Castilho) 
à direita subindo para a Av. 24 de Julho

A 26 de Fevereiro de 2012, isto é pouco menos de 1 mês depois, havia obras pelo menos no primeiro andar. A intenção parecia ser de alargar as portas ou janelas e pelo menos uma delas já tinha sido bastante alargada. Provávelmente seriam também aplicadas janelas/portas de novos materiais para modernizar. Não parecia ser nada de radical e após 60 anos talvez tenha sido a primeira modificação feita no primeiro andar que não sei se pertence ao restaurante ou se é habitação separada (e nalguns casos em Maputo antigo os restaurantes funcionavam também como pensões). 


26.02.2012 - Em obras
Foto original do HoM - clique para aumentar

O resultado das obras foi este:

Fevereiro de 2016
Suponho que o acrescento seja não definitivo
Foto Orlando Rodrigues

Fotos anteriores mostram que a pintura tinha sido menos estapafúrdia poucos anos antes
Em 2008

Em 2007

Este edifício está inventariado no SIPA-MonumentosEdifício de planta irregular e dois pisos, destacando-se como mais marcante elemento a varanda em forma de meia-lua existente no primeiro piso que, ocupando quase a totalidade do comprimento da fachada principal, é suportada por cinco pilares revestidos a pedra. O piso térreo é integralmente ocupado pela Cervejaria Laurentina, tendo o superior uma ocupação habitacional. Ao nível do piso térreo, a galeria provocada pela varanda foi aproveitada para a instalação de uma esplanada respeitante à cervejaria. 
E finaliza-se o registo com a seguinte observação: Mais do que arquitetónica, a importância deste edifício reside no facto de nele se encontrar instalada, há largas décadas, a Cervejaria Laurentina, uma dos mais famosos estabelecimentos comerciais de Maputo. E eu acho que esta última parte é fruto de certa confusão do autor.
Mais aqui sobre este edifício.


Comentários