Histórico Comissariado da Policia na esquina da antiga Av. Andrade Corvo, actual Min em Maputo

O Comissariado da Polícia de estilo colonial clássico foi, juntamente com o consulado britânico, um dos primeiros edifícios a ocupar a zona para nascente da actual Av. Lenine na zona da Maxaquene (Central). Nos planos da cidade de 1895 ela ainda era considerada fora de portas e foi por aqui que viveu o régulo Maxaquene e onde o pioneiro Fernandes da Piedade e a sua esposa sul-africana vieram residir em 1866.
O edifício que veremos aqui foi construído em 1909 para o Corpo de Polícia que até 1905 tinha estado no quartel do Alto-Maé e depois esteve provisóriamente num edifício de primeiro andar na Av. General Machado, actual Guerra Popular entre as actuais Avs. Min e 24 de Julho, segundo Alfredo Pereira de Lima. 
Começamos com duas fotos mais ou menos recentes.

Actual comando da PIC provávelmente construído em 1908
Av Min, antiga Andrade Corvo cruzando da esquerda para a direita
Foto original do HoM - clique para aumentar

Pormenor da fachada principal
À frente do edifício a Rua Issa, antiga Fernandes da Piedade
descendo à direita para a actual Av. Lumumba
Como se pode ver no mapa seguinte o Comissariado da Policia ocupava uma larga área. Neste mapa o edifício está representado mais afastado da esquina do que estava na realidade.
 Mapa de 1925/26
Laranja: Av. 24 de Julho
Azul: Av. Andrade Corvo, actual Min
Amarelo: Av Brito Camacho, actual Lumumba
Verde: Av. Castilho, actual Lenine
Como se detalha noutra mensagem do HoM neste mapa de 1926 vê-se que a zona mais para nascente entre as Avs 24 de Julho e a actual P. Lumumba não estava ainda urbanisada. Nota-se também que a esquina da actual Central Telefónica na Rua da Rádio com a Vladimir Lenine ainda era um largo (Serpa Pinto). O Consulado Britânico estava no local actual.

Versão de foto de album de Santos Rufino de 1929
Igual ao actual 85 anos depois
Segundo informa APL no seu livro "Pedras Que Já Não Falam" o mastro que se vê à frente do Comissariado na foto de cima veio do navio Índia que serviu de navio-hospital da Marinha e esteve atracado em frente âs Oficinas Navais da Catembe que fecharam em 1908.

Sem o muro na esquina que tinha em 1929 mas o cruzamento com a configuração actual
O postal de cima indica Avenida Castilho o que deve ser um erro porque a Av. Castilho é um quarteirão mais para poente=oeste. 
Vista para norte
Segue-se outra imagem antiga com vista da fachada lateral sul do edifício:
Nesta última foto aparece à esquerda a fachada principal que se via na foto acima desta. Vê-se que a escadaria da entrada principal era em pedra e fazia uma ponte. Pode-se ver por cima do edifício umas águas furtadas sobre-elevadas.
Mais um artigo sobre este edifício aqui.
Ver também na zona a antiga Polícia de Investigação.

Comentários