Localização do Depósito de Máquinas e da Placa Giratória dos C.F.L.M.

Começamos a mensagem com duas fotos de Santos Rufino publicadas em 1929 mostrando elementos no recinto do porto de Lourenço Marques, actual Maputo.

FOTO 1
Depósito de Máquinas (DM) dos C. F. L. M. ao serviço em 1929
Maquinistas e fogueiros em pose.
FOTO 2
Placa Giratória (PG) e Depósito de Máquinas (DM) dos C. F. L. M. ao serviço em 1929
Vamos tentar localizar onde foram estes dois elementos dos C.F. pois entretanto a PG desapareceu e sem deixar rasto notório. Isso é possivel através dos edifícios ao fundo destas fotos que se localizam na antiga Av da República e ainda da imagem seguinte com a vista do lado do porto e que esclarece imediatamente alguns pontos. Nela para a esquerda fica a direcção da linha para Ressano Garcia e para a direita fica a estação de Lourenço Marques.

FOTO 3
Vista para nordeste da zona oriental do recinto dos caminhos de ferro em 1929
A FOTO 3 foi tirada mais para a direita do que as FOTOS 1 e 2. Aí víamos a entrada do Depósito de Máquinas e na FOTO 3 podemos ver a sua traseira. Por trás dele na FOTO 3  podemos ver na sua quase totalidade três pavilhões que são vilas dos CF, o primeiro dos quais se via ao lado do DM na FOTO 1 e vendo-se os três na FOTO 2. Aparece à direita da FOTO 3 uma grande estrutura em semi-círculo que deve ter sido um primeiro Depósito de Máquinas (como o que se vê aqui da NZASM) que entretanto deve ter sido substituido pelo que estava em uso em 1929, aquele que se vê à esquerda da FOTO 3.
Algumas destas estruturas que se vêm nas fotos de 1929 estão também representadas no mapa de 1926. Como no entanto o mapa não mostra nem a PG nem o DM, apesar deste ja existir em 1924, eu acrescentei-os ao mapa: 

Mapa de 1926
Oval castanha: o que deve ter sido o primeiro DM marcado pelo semi-circulo 
e que ficava na direcção da actual Av. Romão Farinha. 
Verde: pavilhões 1/2/3 na Av. da República, actual 25 de Setembro 
correspondendo aos da FOTO 3 (parte das Vilas Mousinho e Gorjão)
Carmesim: Depósito de Máquinas (DM) que estava ao serviço em 1929
Círculo preto: Placa Giratória (PG) que estava ao serviço em 1929
Azul e vermelho: não interessam para agora
E onde fica tudo isto actualmente?

FOTO 5 - Google Earth actualmente
i. ainda os 3 pavilhões visiveis nas FOTOS 1, 2 e 3 e circulei-os a verde
ii. posição do suposto primeiro DM na direcção da actual Av. Farinha
 como o mapa de 1926 indica.
iii. para a esquerda o DM ao serviço em 1929 que pelas FOTOS 1 e 2 tinha a frente um pouco para lá do Pavilhão 3 e pela FOTO 3 tinha a traseira mais ou menos na direcção do meio do pavilhão 3.  
iv. com círculo preto marquei onde terá sido a PG observando a FOTO 2. Ficaria na direcção da actual Rua Alberto Massavanhane
v. o espaço das antigas oficinas e armazéns que foram demolidas 
encontrava-se quase desocupado
O DM inicial e a construção actual ficava e fica com o centro alinhado com a actual Av. Barre. A construção actual talvez não seja exactamente a inicial pois esta tinha suponho que chaminés bem visíveis para cima da cobertura que a actual não tem e a actual talvez seja um pouco maior, mas o espaço que ocupam e o desenho são básicamente semelhantes. No entanto a construção actual não serve de DM, vi fotos com carruagens lá dentro (ver aqui mais análise sobre as diferenças nas duas construções).
As FOTOS 1, 2 e 3 eram vistas de dentro do recinto dos Caminhos de Ferro. E como seria visto de fora? A única foto antiga que temos com essa vista foi tirada junto ao Matadouro Velho que se pode ver onde estava no Mapa 4 (marca vermelha) e seria próximo da PG mas óbviamente mais afastado do porto. 

FOTO 6 - Zoom da Foto do Matadouro Velho
Como já explicamos não se vê aqui o matadouro (só a sua sombra) 
mas ao fundo vemos os pavilhões ou seja as Vilas dos Caminhos de Ferro.

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