A distribuição de água na cidade de Maputo e a Casa do Arcebispo - qual a relação numa foto de 1929? (actualizado)
Provávelmente poucos terão reparado mas o prédio da EDM, antiga sede dos SMAE no cruzamento da Av. Mondlane com a Av. Cabral de Maputo, antiga Lourenço Marques tem um depósito de água cilindrico no topo. E o terreno atrás do prédio é também um reservatório de água como se pode ver nas duas imagens seguintes:
Reservatórios de água da FIPAG - Traseiras (ex-SMAE) fotos www.sulafrica.blogspot.com |
Fachada lateral direita do Casal de S. Vicente. Actual arcebispado de Maputo. |
À direita da foto vê-se um portal, depois passava a Av. Pinheiro Chagas e a casa térrea mais distante está do lado sul dessa avenida que pareceia ser ainda em terra.
À esquerda da foto (canto centro/superior) e por trás das árvores está um depósito de água. O terreno do Casal de S. Vicente e o da EDM/SMAE são adjacentes, provávelmente o depósito da foto não será o que está agora incrustado no prédio mas esta "relação" deu-me a vontade de aprofundar um pouco o tema da distibuição de água à ex Lourenço Marques actual Maputo.
Mapa de Lourenço Marques de 1910
Marcados a azul os pontos relevantes para a distribuição de água aí constantes
À esquerda - No quartel do Alto Maé há o reservatório MAHÉ e ligado a ele (linha preta) abaixo da barreira há uma "PUMPING?" STATION. À direita - na zona do Museu estava a Companhia das Águas e dois reservatórios, um em cima outro em baixo da barreira. Como disse aqui não consigo ver exactamente nas fotos antigas onde era o depósito no quartel. Soube entretanto que a estação de bombagem que fazia subir a água recolhida na zona baixa para a alta era a vapor. Depois passou a haver um depósito elevado no quartel do Alto-Maé mas não sei se simplesmente para seu uso próprio ou se para o bairro. Actualmente o reservatório maior do Alto Maé é junto à Av. E. Mondlane por isso deve ter sido entretanto retirado de dentro do quartel. Quanto à Ponta Vermelha não sei qual a situação actual dos reservatórios de água na zona.
Vamos então ver com mais pormenor o que se passa actualmente com os dois pontos do mapa acima que marquei com a dupla oval azul que eram os reservatórios MAXAQUENE e RAPOZA GROUND. Eles ainda existem e nas mesma posições como podemos indicar no Google Earth.
|
Podemos daqui concluir que pelo menos para a zona central de Maputo a estrutura de distribuição de água desenhada antes de 1910 serviu essa parte da cidade nos 100 anos seguintes, embora tenha sido certamente objecto de muitas extensões e aumentos de capacidade.
Na legenda do mapa de 1910 (numa parte não mostrada em cima) é também mencionado "Fervedores e Filtros de Sala de Bombagem" mas não consigo encontrar o respectivo número 7.
Mais detalhes sobre o abastecimento de água à cidade aparecem nesta mensagem
Na legenda do mapa de 1910 (numa parte não mostrada em cima) é também mencionado "Fervedores e Filtros de Sala de Bombagem" mas não consigo encontrar o respectivo número 7.
Mais detalhes sobre o abastecimento de água à cidade aparecem nesta mensagem
Comentários