Paço Arquiepiscopal de São Vicente em Maputo (1/3)

Santos Rufino escreveu em 1929 sobre este edifício que fica na Av. Mondlane de Maputo, antiga Pinheiro Chagas de Lourenço Marques: "Lindo chalet, de estilo português, que os turistas tanto admiram". Continua a ser verdade e graças a essa atracção pude encontrar na net fotos actuais para esta mensagem que agradeço aos autores mais ou menos anónimos com a devida vénia: 
Paço Arquiepiscopal de São Vicente recentemente

O Casal de S. Vicente aparece nos albuns de Santos Rufino de 1929 como sendo uma habitação particular propriedade do Sr. Padre Vicente do Sacramento. A certa altura deve-se ter tornado a residência dos arcebispos católicos. 
Casal de S. Vicente em 1929

Comparando-se a foto de 1929 com a actual, nota-se que as alterações foram relativamente pequenas. Deixou de haver a escadaria à frente, a janela do primeiro piso à direita foi modificada e a varanda do lado direito foi fechada.
Paço Arquiepiscopal de São Vicente recentemente

Nota-se também que deixou de haver a entrada no muro que via em cima.
Escadaria original na fachada principal


Lado direito e fachada principal
Lado direito e traseira do Paço Arquiepiscopal de São Vicente

Desta última foto conclui-se que na parte comparável com a foto anterior está sem alterações aparentes de maior. A casa que se vê à direita estava do lado sul da Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane.
Ver mais imagens aqui.
Esta casa foi construida pelo Padre Sacramento de que falaremos depois.

Comentários