Placa Giratória e Depósito de Máquinas - C.F. de Lourenço Marques

Tinham sido esta a Placa Giratória e o Depósito de Máquinas dos ainda Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, que existiam em 1929 e que foram aqui fotografados em 1949 por Henrique Galvão. 
Placa Giratória e Depósito de Máquinas em 1949
Estas instalações eram próximas da actual Av. 25 de Setembro e do seu cruzamento com a actual Av. Barre, a que sobe para o antigo Liceu António Enes, actual ES Manyanga. Vê-se ao fundo a Estação de Caminhos de Ferro e mais para a direita com duas chaminés a central geradora de electricidade do porto.
A foto seguinte de Santos Rufino já tinha sido mostrada e vê-se aí melhor a mesma PG onde está uma locomotiva a vapor com o seu tender. Vê-se também o mesmo DM ao fundo que pelo que se vê aqui talvez continue a existir mas se o for será com muitas alterações. A grande diferença será que antes havia o que suponho serem chaminés para exaustão dos fumos (e nota-se que eram claramente mais altas e talvez em maior número em 1949 do que em 1929) e actualmente as coberturas sao lisas.
Placa Giratória (PG) com cabine de operador acoplada
 (no Brasil também chamada virador ou girador)
A utilização mais básica duma PG é fazer uma locomotiva inverter o sentido de marcha o que provávelmente seria aplicado aqui pelos C.F.L.M. depois CFM ao juntarem-se as várias companhias existentes em Moçambique. 

Aqui vai um modelo explicativo de como funciona uma PG com o DM.

a. locomotiva chega pelo ramal de acesso
b. operador da PG aponta-a ao ramal de acesso
c. locomotiva entra na PG e fica inteiramente sobre ela
d. operador faz a PG rodar e aponta-a ao DM livre
e. locomotiva segue para o DM livre
f. locomotiva tem uma noite repousada
g. dia seguinte - locomotiva e PG seguem procedimento inverso

Comentários

Anónimo disse…
Caro Curioso:
Na foto tres (3) ve-se a cobertura do novo Deposito de Locomotivas, construido para os CFM nos anos 60 pela empresa Moçambicana "Engenheiros Construtores, Ltda". Existem umas fotos na Nete, (Delagoa Bay"desta infraestructura onde se pode apreciar o tamaño da obra.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Obrigado pela informação sobre o empreiteiro. O blog precisa de mais organização interna. Numa mensagem posterior voltei ao assunto específico do novo depósito
http://housesofmaputo.blogspot.lu/2015/07/placa-giratoria-e-deposito-de-maquinas.html
em que na foto principal se vê o tecto do DM/DL em cima. Inseri agora uma hiperligação na mensagem que viu e vice-versa.
Se me puder esclarecer agradecia: quando é que as locomotivas iam para o depósito, se iam sempre entre serviços ou se só iam quando era necessário fazer-se alguma actividade específica nelas? Obrigado.