Cantinas e Wenela na Av Josina, antiga 5 de Outubro

Foto de 2011 ou 2012
Cantinas em série na Av. Josina. na esquina da Av do Rio Limpopo

Para o fundo da avenida a descer, antiga 5 de Outubro, segue-se para nascente = leste, a cerca de 400 metros está o Quartel do Alto-Maé e logo depois deste a Escola Secundária, antigo Liceu António Enes.
A cantina esteve já em ruina como se pode ver nesta foto publicada por Mack VP no facebook kanimambo LM.
Cantina Cruz & Moreira esteve em ruína antes da reabilitação
Ver no FB A-M foto mais actual e mais info

Talvez tenha agora percebido porque é que numa zona da actual Av. Josina, antiga 5 de Outubro que tinha pouca população urbana até aos anos 60 havia bastantes cantinas. Isso pode-se ver na foto de cima a partir da cantina da esquina para baixo (cantina verde, azul, e talvez mais uma ou duas).
A razão principal devia ser a WENELA (ou W.N.L.A.) que para mim era simplesmente um prédio moderno com esse nome no muro, e que ficava um pouco mais abaixo das cantinas, com um portão grande e nas proximidades do qual via sempre um grande número de jovens africanos. 
Dois prédios marcados na antiga Av. 5 de Outubro 
Vermelho: a WENELA, penso que como era para o fim dos anos 60
Verde: cantina da esquina, as outras estavam ao longo da rua em direcção à WENELA 

Na foto de cima o Quartel está à direita da WENELA ou para nascente=leste e os bairros de casas mais para norte da avenida são dos anos 60 (o popularmente chamado Bairro das Pracetas). 
Esta W.N.L.A. era a Witwatersrand Native Labour Association uma entidade da Câmara das Minas que recrutava mão-de-obra para o Rand na África do Sul de vários países vizinhos. Os jovens que eu via na zona eram então antigos ou futuros "magaíças" que teriam de passar por ali nas idas ou nas vindas ou para qualquer outro procedimento. As cantinas estariam então bem localizadas para servir as suas necessidades e para beneficiar do poder de compra elevado que tinham, pelo menos em relação ao resto da população africana (suponho que os militares do quartel não fossem grandes clientes pois prefeririam frequentar os comércios na 24 de Julho). 
Vemos então no mapa seguinte a posição da W.N.L.A. = WENELA embora não estivessem aí desenhados quaisquer edifícios:


Mapa de 1926 
Verde: onde veio a ficar a cantina da primeira foto
Vermelho: onde esteve o edifício da WENELA dos anos 60
Laranja claro: Av. 5 de Outubro - Estrada da Malanga, actual Josina
Verde claro: Av. 24 de Julho, a norte do quarteirão da WENELA
Outras cores: outras ruas circundantes

Como podemos ver nesses mapa, já em 1926 a WENELA estava instalada neste sítio por isso estas cantinas devem ser dessa altura quer dizer terão por volta de 90 anos.
Podemos ver também a situação dessa zona na foto seguinte de Mary Meader de 1937, com o quartel bem evidente para a direita = oeste:
Verde: onde veio a ficar a cantina da primeira foto, presumo que já fosse ela
Vermelho: onde veio a estar o edifício moderno da WENELA dos anos 60
Laranja claro: Av. 5 de Outubro - Estrada da Malanga, actual Josina
Verde claro: Av. 24 de Julho, a norte do quarteirão da WENELA
Castanho: compounds onde se deviam alojar os trabalhadores de passagem de/para a África do Sul

Outras cores: outras ruas circundantes

Como se vê na foto em 1937 o quarteirão que no mapa era da WENELA estava só ocupado na parte norte e pelos compounds (barracões). A parte sul estava vazia, com excepção da fiada das cantinas (marca verde, na da esquina) e por isso essa parte só terá sido ocupada nos anos 50 / 60 pelo edifício da marca vermelha. Por seu lado por essa altura as partes norte e central do quarteirão terá sido vendida e nelas foram construidos prédios de habitação. 
Como na net não encontro mencionada a localização da WENELA em Lourenço Marques, embora como se pode imaginar haja muitas referências à sua actividade, fica então aqui assinalada. E com esta estória também podemos compreender melhor a relação entre os cantineiros e os magaíças. 
PS: O Livro de Ouro dos anos 60 diz que a Breyner & Wirth era a representante em Moçambique, há mais de sessenta anos, da MINE LABOUR ORGANISATIÓNS (WENELA) LIMITED.

Comentários