Este deve ser dos edifícios mais antigos de Maputo com dois pisos ainda de pé mas provávelmente será por pouco tempo mais. No quarteirão há ainda bastantes edifícios possivelmente seus contemporâneos mas são de um só piso. Este tem dois pisos e varanda alpendrada que suponho tenha sido acrescentada ao edifício original cerca de 1900-1910. A grade da varanda é muiro bonita e este edifício podia perfeitamente servir para cenário dum filme de western americano. Como é anterior a 1920 (provávelmente bastante anterior) em princípio o edifício é património protegido por isso veremos o que lhe acontece.
Fica no inicio da antiga Av. Paiva Manso do seu lado poente=oeste frente ao Mercado Municipal/Central, perto do cruzamento com a actual Av. 25 de Setembro, junto ao Restaurante Telavive.
A primeira foto é de 2013 e via-se a varanda alpendrada em risco de derrocada. Em geral a zona está muito degradada social e económicamente:
A primeira foto é de 2013 e via-se a varanda alpendrada em risco de derrocada. Em geral a zona está muito degradada social e económicamente:
Foto original do HoM
Em 2013 rodeado de mercado terceiro-mundista |
Em 2013, vendo-se o armazém do Gulamhussen ao comprido por trás |
Em 2005, ainda em utilização e com as águas furtadas pintadas, pelo que a degradação tem sido rápida. |
Edifício à esquerda, em vista do quarteirão na Av. Paiva Manso mais para norte, parte do qual foi construído em 1914 |
Este edifício foi mostrado num trabalho do Arq. Luis Lage feito há alguns anos sobre o património de Maputo por isso é reconhecido pelas autoridades.
Comentários