Edifício clássico da Rua da Rádio em foto dos Anos 60
Em grande plano e de frente o chamado Palácio da Rádio
Azul: O edifício actualmente dos Serviços Comerciais e
Secretaria Geral da Rádio Moçambique (SRM) embora com a traseira
bastante escondida pela árvore
(ver última foto desta mensagem)
|
SECRETARIA DO INTERIOR DA PROVÍNCIA:
Depois de ter sido a escola distrital foi estaa utilisação seguinte do edifício da SRM |
Durante quanto tempo o edifício foi a Secretaria do Interior não sei mas por exemplo outras Repartições do estado que estavam próximas (caso das Agronomia, Veterinária e Negócios Indigenas, ver no Mapa de 1926 para o alto e esquerda) também tiveram de mudar com a remodelação completa da zona nos anos 40.
Também não sei quando este edifício que era do estado terá passado para a Rádio, sabendo que o Rádio Clube de Moçambique era privado, apesar de subsídiado pelo Estado, quando se instalou nesta rua por volta de 1950 e que só a partir de 1975 passou a ser entidade pública.
Em baixo está uma imagem do jardim botânico vista do centro da actual Av. Machel que é interessante e também se pode o edifício actual da SRM.
Foto do Jardim
que pela presença do eléctrico pode ser datada entre 1904 e 1936
Roxo: Prédio das Repartições do Estado, originalmente Hospital Militar e Civil Verde: O site delagoabayword diz que foi nestas casas (na Travessa do Jardim) a primeira fábrica de refrigerantes "sodas". Suponho que deve ter sido a primeira fábrica de Dicca que se manteve nas redondezas até adquirir a Fábrica Nacional na Av. Paiva Manso por volta de 1922. Laranja: A igreja paroquial (na mensagem) Amarelo: Tectos de colmo de palhotas do jardim botânico Azul: O edifício em foco na mensagem. Ver zoom em baixo Vermelho: Consulado Britânico |
Zoom da Foto do Jardim
Comentários