Prédio Costa na 24 de Julho, Maputo

Em primeiro plano nas três fotos em baixo temos o colorido Prédio Costa em fotos relativamente recentes. Fica no lado Sul da Av. 24 de Julho entre o seu cruzamento com a Av. Marx, antiga Manuel de Arriaga que está para a esquerda nas duas fotos e a Av. Magaia antiga Paiva Manso que não se vê nelas.




Nesta foto em baixo temos já uma visão mais completa da zona para o lado poente do Pédio Costa surgindo dois prédios que já apareceram no HoM - o prédio de grelhas ao centro da imagem a seguir aos dois cedros e o Hotel Royal logo abaixo quer dizer na esquina das Av. Magaia, antiga Paiva Manso e 24 de Julho. Ao fundo a Baixa com por exemplo os prédios mBIM e Boror (branco).
Prédio Costa visto da esquina das Avs. Magaia, antiga Paiva Manso
com Min, antiga Andrade Corvo

Prédio Costa nos anos 50 ou princípio dos 60
Protecção solar com placas verticais que alternam em tabuleiro de xadrez.

Reclame da Mercedes Benz (Entreposto)
Prédio Costa nos anos 60, do lado sul da Av. 24 de Julho
Do lado esquerdo, na esquina com a Av. Manuel de Arriaga, actual Marx
 não havia ainda os prédios altos brancos

Comentários

Anónimo disse…
Sabem que era proprietário desse prédio? Procuro um prédio que pertenceu ao meu pai (chamava-se Fernando Costa) e sempre ouvi os meus pais contarem que tinham um prédio com stand Mercedez em baixo e era o maior na década de 60.
Rogério Gens disse…
Caro: Não sei responder à sua pergunta e já não me recordo donde veio a informação de que este prédio era chamado Costa, por isso seria propriedade dum Costa como era normal acontecer. Então pelo nome e pelo facto de ter o Stand da MB é muito provável que fosse este o da sua família. Quanto ao ser o maior em LM na década de 60 seguramente não o seria mas com o tempo e distância essas distorções são justificadas.