Santa Bárbara na Matola e uma das razões porque o HoM foi feito

Santa Bárbara em 2011
Foto original do HoM - clique para aumentar
Há uns anitos este vosso modesto servidor passava pela Matola meio acalorado, confuso e perdido quando numa certa rotunda viu este portão em arco "Português Suave" tipico dos anos 50. Sofreu um baque, pediu para que parassem o carro e de imediato tirou esta foto. 
Pelo cartaz é fácil ver o que se passava - a propriedade estava em ebulição, penso que a casa da quinta Santa Bárbara ao fundo do terreno já tinha sido demolida e só restava este portão. 
Eu tinha passado em frente deste portão muitas dezenas de vezes a caminho da escola primária nas redondezas e tinha-o completamente esquecido. Mas ao vê-lo recordei a minha infância e pensei que se o acaso não me tivesse levado ali naquele dia uma parte de mim estaria irremediávelmente perdida pois essa imagem que ainda guardava nunca mais saíria do subconsciente.
E este "desenvolvimento" vai acontecer com centenas de edifícios da antiga Lourenço Marques e neste caso do subúrbio da Matola que irão ser destruídos e que arrastarão os restos das memórias de milhares de pessoas que tiveram vivências com eles.
For a partir daí que achei que era importante fotografar estes edifícios sem história aparente. O processo que conduziu ao HoM demorou uns anos largos e tendo publicado na net muitas imagens inéditas de edifícios antigos, sinto que cumpri a obrigação a que me impus, por respeito à memória dos meus familiares, para transmissão de testemunho aos meus sucessores e para dar uma contribuição positiva ao conhecimento da humanidade sobre tempos idos. 
Se houver trovoadas esta Santa Bárbara continuar-nos-à a valer pois o novo condominio que aqui foi construido manteve o nome da Santa.  


Pórtico quando tinha mais telhas do que em 2011 
Mais alguém para quem o Santa Bárbara deveria dizer alguma coisa.

Comentários