Mesquita da Baixa - Jumma Masjid, Maputo

Começamos com duas fotos tiradas em 2006 por Yves Traynard à mesquita da Baixa de Maputo, antiga Lourenço Marques mostrando a sua fachada principal virada para a Rua da Mesquita, antiga Salazar
Da mesquita original foi mantida a parte baixa à esquerda
Em primeiro plano, pormenor da fachada principal
que era parte da mesquita original

Sobre a mesquita neste local da cidade as informações mais importantes são que começou por ser uma barraca de madeira e zinco em 1876, a primeira construção em alvenaria foi em 1887 e que em 1902 sofreu algumas alterações e ficou com seis minaretes simbólicos e no topo com dezoito pequenos crescentes apontados para o céu.
Esta é uma foto do álbum de fotografias dos irmãos Lazarus "A souvenir of Lourenço Marques" publicado em 1901 e disponibilizado pelo site Africa in The Photobook.
É a situação de antes de 1902 porque só havia quatro 
minaretes simbólicos, não os seis referidos em cima 

Na foto seguinte surge um corpo recuado com dois pisos. Com os 4 minaretes simbólicos à frente e mais os 2 novos que se vêm atrás chegariamos aos mencionados 6 no total, o que confirma que a parte de trás foi introduzida em 1902. No entanto na primeira foto desta mensagem e apontada pela seta verde vê-se a mesquita em 1929 e vê-se que no corpo recuado há outros 2 minaretes nos cantos o que com os 6 daria 8 - será que na conta dos 6 se esqueceram dos de trás? Quanto aos pequenos crescentes penso que a parte de trás acrescentou 10 (dois de cada lado mais dois em cima) aos 5 que se viam inicialmente, por isso pelo menos 15 dos 18 mencionados foram aqui encontrados. 
A mesquita em 1929, com o corpo recuado de dois pisos construido em 1902.
Vista na Rua da Mesquita em 1929 olhando para sul, a mesquita à esquerda

Do ângulo com que a foto de cima foi tirada não era visível o corpo recuado e da cúpula na construção da fachada principal só se via a parte superior.
Bastante mais fotos e informação sobre a evolução histórica da rua e da mesquita está nesta mensagem.
Vista actual na Rua da Mesquita olhando para sul
Agora uma vista da mesquita actual pela parte de trás, no interior do quarteirão:

Foto tirada do topo do Prédio BIM (www.sulafrica.blogspot.com)

E uma foto da frente da primeira metade dos anos 50:
Verde: mesquita anterior com o pequeno edifício de dois pisos atrás
Laranja: Rua da Gávea

Na foto de cima pode observar-se que a ampliação da mesquita foi ocupar o espaço até à Rua da Gávea que era do antigo edifício de colunas e de dois pisos. Aí ergueram-se uma parte da nova entrada principal e o minarete da mesquita alterando profundamente o aspecto deste quarteirão histórico da cidade..

Comentários