Prédio no Alto Maé no princípio da Av do Trabalho

Este primeiro prédio é mesmo ao principio da Avenida do Trabalho no lado Sul e logo a seguir ao terminus da Av Mondlane, antiga Pinheiro Chagas onde esta cruza a Avenida da Tanzânia, antiga Canto e Castro (?). A foto foi tirada quase ao pôr do sol por isso a foto está muito iluminada do lado direito. A rua neste local tem bastante declive. 
Neste prédio o pé direito de cada andar é enorme. Repare-se também na mezzanine que devia pertencer às lojas do R/C. Seria de esperar que as lojas estivessem activas pois este é um cruzamento de muito movimento mas parece que não estão. 
Repare-se nas grades até no terceiro andar e numa marquise de feitura "amadora" para o alto na parte central, para quem estiver distraído até parece um elevador exterior ...

FOTOS 1
Inicio da Av. do Trabalho visto para SW
Foto original do HoM - Clique para aumentar

Este primeiro prédio tem um design único na cidade com as vigas curvas nas varandas. Com uma pintura de cores fortes teria sido nos tempos um candidato a projecto "moderno tropical do ano" ....
Nota-se a rua a subir para poente, ou seja para a direita, ao afastar-se da Av. Mondlane. A foto seguinte foi tirada ao cimo dessa subida ao percorrer uma distância de cerca de 100 metros e voltando-nos de novo para a Av. Mondlane, antiha Pinheiro Chagas.

FOTO 2
Vista do fim do primeiro quarteirão da Av. do Trabalho para nascente=leste.
O prédio da FOTO 1 está ao centro desta foto

Note-se à direita o reclame duma firma que não consigo identificar mas com uma estrela de 5 pontas. Vamos agora regressar ao ponto de partida descendo agora os cerca de 100 metros da Av. do Trabalho para regressarmos ao fim (ou início) da Av. Eduardo Mondlane). Ao fim da descida estamos de novo em frente ao prédio das FOTOS 1 que fica para a direita deste local. A actual Av. Mondlane começa uns 50 metros à frente daqui.

FOTO 3
Do lado esquerdo: prédio do Novo Mundo streamline e depois prédio Rajá
Do lado direito: Xima

Reecordo que até por volta de 1930 no cruzamento onde está a árvore maior esteve um Chafariz.

Comentários