Prédio "streamline" de 3 pisos na Rua da Resistência em Maputo

Foto original do HoM
clique para aumentar

Este edifício dos anos 40 ou 50 está longe do top ten da arquitectura mesmo descontando que foi adulterado desde a sua construção. Presumo que o terraço estava livre de origem e que onde agora está a parede da peixaria talvez fosse espaço aberto. Mas mesmo assim teriamos uma assimetria gritante entre o ângulo nos dois andares (que tem uma curva mas parece só para disfarçar) e a curva muito mais larga da parte inferior. E a varanda/alpendre do lado direito só no último andar também é fora do normal num streamline como este parecia pretender ser.
Esta foto foi tirada em Março de 2012 pela "expedição fotográfica" organizada pelo HOM a Maputo e por falta de anotação conveniente e de GPS na máquina esteve perdida no baú dos indefinidos. A procura a partir de Peixaria Sabor a Mar é/foi infrutífera mas o cabeleireiro A N G I  A R T E do canto esquerdo dá como morada Rua da Resistência. Agora com a ajuda de um leitor sabemos que fica na esquina dessa Rua com a Rua do Caramulo sendo esta a primeira paralela para norte da Av Ngouabi (ex Caldas Xavier), por isso no Bairro da Malhangalene. 

Comentários

Anónimo disse…
Esquina da Rua da Resistência (Heróis de Marrquene) com a Rua do Caramulo. Prédio onde moraram os meus avós maternos. Já está muito modificado o 1º andar. Onde é a peixaria era a mercearia Valenciana, creio ser esse o nome. Em frente do outro lado da rua ficava a Garagem Vitória (Caltex)
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Obrigado pela informação. A Rua do Caramulo mantém o nome (no google maps) por isso a localização do prédio é diferente do que eu supunha (é para lá da actual Ngouabi, ex Caldas Xavier). Garagem Vitória faz-me lembrar qualquer coisa mas muito indefinido. ....