Dispensário de Santa Filomena de LM, actual Maputo. Brigadeiro médico Fernandes Tender

O actual Centro de Saúde do Alto Maé em Maputo foi o Dispensário de Santa Filomena de Lourenço Marques. Fica situado no lado norte da Av. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas no quarteirão entre as avenidas Romão Farinha, antiga João de Deus a poente e Alberto Luthuli, antiga Luciano Cordeiro a nascente.
Um dispensário é estabelecimento de saúde onde se dispensam gratuitamente assistência médica e medicamentos aos doentes pobres e cujo estado não requer hospitalização podendo ser tratados continuando a viver no seu domicílio. Neste caso pertencia à Santa Casa da Misericórdia e devia ser só para tuberculosos. O Hospital Sanatório era na Machava num edifício mais moderno de que falo neste artigo.

Actual Centro de Saúde do Alto Maé

As fotos de cima são do Facebook Alto-Maé, a segunda é de Luis Borges aqui e podem ver-se três mais recentes de Diogo Rodrigues aqui que mostram que o edifício foi pintado entretanto.
Saltando mais de dez anos para trás, mais duas fotos do dispensário:
Foto de 2007 (digitalnoindico.blogspot.com)
Foto www.sulafrica.blogspot.com

Vista do dispensário e das redondezas no lado norte da Av. Mondlane:
Vista para nascente: o Centro de Saúde está no centro esquerda. 

A seguir ao dispensário fica o cruzamento da antiga Pinheiro Chagas com a Av Luthuli, antiga Luciano Cordeiro com o prédio do Stand Santamaria e depois o do Cinema Infante. No canto inferior esquerdo da foto está a casa ocre.
Por fim três fotos do Dispensário Tuberculoso (devia ser a designação oficial mas não seria mais apropriado ser "anti-tuberculose" como penso que eram os serviços?) que segundo os seus dados podem ser de 1973 mas que me "cheiram" a ser mais antigas:
Fachada principal e entrada para automóveis em meia-lua

Duas fotos de sala de espera bem arejada

As fotos a preto e branco foram enviadas pelo Secretário Provincial de Saúde de Moçambique António Augusto Fernandes Tender à Direcção Geral de Saúde e Assistência do Ultramar - repartição de Saúde e Higiene em 1973. 
Como reconheci o nome do alto responsável e fui procurar mais elementos sobre ele: 
TENDER, António Augusto Fernandes (o filho) nasceu em Mirandela, em 1925, filho de António Augusto Fernandes Tender e de Angelina Cândida Bragança. Faz a instrução primária em Mirandela e o curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. 
Seguiu a carreira militar e atingiu o posto de Brigadeiro da Força Aérea Portuguesa em 1977. Foi um dos expedicionários à Índia Portuguesa em 1954/57. Participa nas campanhas de Angola entre 1961/64. 
Tem duas filhas: Ana Maria Tender Costa Cabral e Maria João Tender (melhor aluna do curso de Direito da Universidade Católica e quadro dirigente da CP). António Tender foi Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (1968/69). 
Entre 1971/74 foi o último Secretário Provincial de Saúde em Moçambique. Foi ainda Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, entre 1974/81, cargo que desempenhou com grande notoriedade e dinamismo, com grande relevo para a recepção e instalação dos portugueses e africanos regressados do ex Ultramar Português. 
Assumiu-se como uma figura pública de grande prestígio e relevo ao ponto de ser escolhido para ler o auto de inauguração do Estádio das Antas do Futebol Clube do Porto. 
Foi distinguido e condecorado, pela sua acção ao serviço da pátria e da solidariedade: com a Medalha do Rei Olavo da Noruega, com a Medalha de Honra da Cruz Vermelha Portuguesa e com a Medalha do Infante D. Henrique.

O pai do Brigadeiro Fernandes Tender tinha o nome que deu ao filho e copio também aqui a biografia porque vale a pena observar esta família:
TENDER, António Augusto Fernandes (o pai) nasceu em Mirandela, em 1880, ...cinco filhos: Maria do Amparo (licenciada em Germânicas), Cândida Augusta (médica), Ida Augusta (Licenciada em Educação Física pelo INEF), Manuel José (médico e Prof. Catedrático de Medicina no Porto) e António Augusto (médico e Brigadeiro)
O Tender como era conhecido em Mirandela, foi um dos Homens Bons de Mirandela do seu tempo. Foi um republicano e combatente, travando várias contendas verbais e não só no Palácio dos Távoras. Durante as incursões monárquicas defendeu a então Vila de Mirandela, tal como o coronel António de Faria e outros. Foi em 1923 Administrador do concelho de Mirandela, lugar que corresponde ao de Presidente da Câmara Municipal. 
Para as duas biografias - Autor: Jorge Lage - In ii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura. Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt Preço: 30 €

Comentários