Placa Giratória e Depósito de Máquinas - C.F.de Moçambique em 1973, Lourenço Marques

Depois de termos falado na placa giratória dos caminhos de ferro que existia em 1929 e em 1949 nesta mensagem e explicado como funciona, nesta foto temos a instalação que estava ao serviço em 1973 a ser utilizada por uma locomotiva a diesel. Esta placa moderna estava muito mais para poente no recinto do porto e caminhos de ferro de Lourenço Marques, actual Maputo e conclui-se assim é posterior a 1949.
Em 1973, Placa Giratória (PG) com a cabine de operador acoplada à esquerda.
Por trás o Depósito de Máquinas (DM), modernos
Segue-se as sua localização no Porto de Maputo actualmente mas o sistema de PG/DM provávelmente está desactivado. 
Ao centro (circulo pequeno): Placa Giratória (PG)
Do centro para cima (meio circulo): Depósito de Máquinas (DM), modernos
Porto de Lourenço Marques (actual Maputo)
DM moderno visivel ao centro da imagem

A baixa da cidade mais para o fundo, o estuário para a direita
clique para aumentar
Amarelo:
 Localização da PG e DL modernos
(fica para poente da rotunda do fim da 24 de Julho)

Verde: Estação dos C.F.M. na Baixa de Maputo
Estas duas estruturas cerca de 1929 estavam muito mais perto da cidade. Concerteza que com o desenvolvimento do porto e dos Caminhos de Ferro foi necessário deslocá-las mais para poente do recinto onde havia mais espaço que tinha sido criado por mais aterro feito sobre o estuário.

Comentários