Projecto dos Arquitectos João José Tinoco, Alberto Soeiro e Carlota Quintanilha (esposa de Tinoco) para os serviços da Aeronáutica Civil em 1959. Actualmente é sede do Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) e fica na Alameda do Aeroporto.
FOTO 1
Fachada com grelhas ou cobogó (br) para protecção da luz e calor Foto carregada da net |
A arq. Carla Cortez na dissertação sobre Moderno Brasileiro em Moçambique chama a atenção neste projecto para a "caixa que se projecta para além do plano principal" na fachada "criando efeitos de luz e sombra". É na FOTO 2 que se nota bem que a grelha na fachada foi assim construída.
Seguem-se fotos da dissertação de Carla Cortez:
Nesta foto da apresentação dos três Fokkers da DETA em 1962 aparece este edifício à direita visto de perfil (então com cerca de três anos).
Aqui em foto aérea mais recente com a mesma legenda de cima mais na direcção de sudeste
FOTO 2
Fachada principal como em cima, mas vista de ângulo
FOTO 3
|
FOTO 4
À esquerda o bloco da perna do L assente em colunas ou piloties Perto do ângulo entre a perna e a base do L (o que se vê à direita é a empena do bloco das FOTOS 1 e 2) |
A Arq. apresenta também esta compilação de imagens, duas das quais estão em cima também, e este texto que acrescenta alguns detalhes ao dito em cima:
Branco: fachada do edifício com as grelhas (a base do L) Azul: lado longo do edifício sobre colunas (a perna do L) Amarelo: alameda do aeroporto en frente à torre de controlo |
Vermelho: novo edifício da Agricultura na antiga Av. Craveiro Lopes, actual Av. Lusaca |
Comentários