Pinturas comuns originais completamente desbotadas. Moradores dos apartamentos pintando à sua maneira. |
Este é um grande conjunto de prédios construídos no final dos anos 60 do século XX na Av 24 de Julho de Lourenço Marques (actual Maputo) e do seu lado Norte e que trouxeram nessa altura vida nova a esta parte do "velhinho" bairro do Alto Maé.
Fotos recentes
Esquina da Av. 24 de Julho com a Av. da Zâmbia com a antiga Pastelaria Versalhes |
Mesmos prédios mas com vista para nascente A Av. 24 de Julho segue para a Polana na "vertical" e a Av. da Zâmbia cruza-a na "horizontal" como se vê na foto de cima |
Vamos agora dar um salto de 90 anos para o passado ou muito mais no que respeita às fotos.
MAPA de 1925/26
Como podemos ver no Mapa de 1925/26 neste cruzamento da Av. 24 de Julho com a actual Av. da Zâmbia onde os prédios estão agora, havia uma Egreja e Escola Inglesa, que se adicionava a outra no Bairro da Maxaquene também na mesma avenida.
Nunca vi nenhuma imagem nem referência a essa "instituição" mas ao olhar para a imagem (rara) de baixo acho que pela posição relativa ao Quartel do Alto Maé se descobre que era um casarão abarracado enorme que seria, na parte mais longa, mais ou menos paralelo à Av. 24 de Julho.
Vermelho: Quartel do Alto Maé
Azul: Possivelmente Egreja e Escola Inglesa no topo do Alto-Maé
Roxo: vista da actual Praça da Independência para o Alto Maé
|
Nesta outra imagem que já conhecia e que é posterior à de cima (o braço da Igreja paroquial já mudou para norte) e por isso com mais construções na vista para o Alto Maé, se não soubessemos o que procurar não encontrariamos, mas por trás doutro edifício penso que se pode também ver o contorno do telhado da Egreja e Escola Inglesa.
Vermelho: Quartel do Alto Maé
Azul: Possivelmente Egreja e Escola Inglesa
Roxo: vista da actual Praça da Independência para o Alto Maé
|
Sobre o que se passou neste local do Alto Maé desde o tempo destas fotos até aos anos 60 não sei.
O que sei é que foi erigida em 1905 uma Igreja Anglicana em Chamanculo (viria depois a fazer parte da cidade do cimento, Bairro Fajardo) a uns 2 ou 3 km para poente deste local. Mas no mapa que é de 1926 ainda está lá marcada a Igreja no Alto Maé pelo que a do Chamanculo não deve ter substituido esta.
Comentários