Rua Lapa. Prédio Art Deco. Ex-Camisaria Sabóia, Cheias na Baixa de Maputo

Prédio Art deco na Rua Joaquim Lapa, lado sul.

FOTO 1
foto original do HoM - clique para aumentar
do lado esq. da foto: Lado direito do prédio com lâminas verticais no primeiro andar
do lado direito da foto: Início do prédio agência Millennium BIM 
O prédio BIM referido em cima foi o projecto do Arq. Pancho Guedes para a sede do ex Barclays na Baixa.
Na FOTO 2 damos um salto de cerca de 60 metros para nascente na Rua Lapa mantendo-nos do mesmo lado Sul. Vemos aí o lado esquerdo do prédio com lâminas verticais que se via do lado esquerdo da FOTO 1 e mais para poente desse o prédio da Garagem e um outro art deco mais alto que se segue.
Vamos analizar esses dois prédios. 

FOTO 2
Garagem e lado esquerdo do prédio das lâminas
(ver em 1952 - Companhia Comercial de Moçambique)
FOTO 3
Foto de arquivo antiga: Sabóia no número 125
Daqui conclui-se como se vê na FOTO 2 que a antiga Camisaria Sabóia já não existe no prédio das lâminas verticais e que em seu lugar está a loja "Mano....". Foi também mudada a grade da montra da ex Sabóia e colocado um tecto falso inclinado em vez do tecto horizontal original com suportes de ferro forjado que se via na FOTO 3 sobre o passeio.
Esta imagem embora de má qualidade dá uma visão mais completa destes prédios. Aqui ainda existia a SABÓIA e havia os suportes metálicos no tecto para a pala sobre o passeio.

FOTO 4
Da esquerda para a direita: GARAGEM, SABOIA, outros, Barclays, etc. 
Prédio Fonte Azul ao fundo.
Aqui vê-se que o prédio das grelhas tem duas partes simétricas em relação ao centro. À direita (para poente) a parte branca encostada ao prédio da FOTO 1 e à esquerda (para nascente) a parte azul encostada à Garagem da FOTO 2. 
Vamos agora ver na FOTO 5 tirada em 1966 durante a depressão Claude como estava este local frente à FOTO 4 e daí mais para poente. A referência na FOTO 5 é o reclame vertical de néon da Camisaria Sabóia que agora desapareceu. É uma foto com vista para poente da Rua Joaquim Lapa e mais à frente do seu cruzamento com a Travessa da Maxaquene

FOTO 5
Cheia de talvez 30 a 40 cm frente à Camisaria Sabóia e ao John Orr novo
O resto do suporte deste néon na placa saliente do prédio parece ser ainda visivel na FOTO 2 (2 traços horizontais na ponta visível da placa de cobertura do passeio).
Esta zona estava na ilha original de Lourenço Marques, actual Maputo por isso a cheia aqui não foi um problema de aterro insuficiente do pântano. O problema foi que a água obedece à lei de Newton e tendo-se aterrado o pântano, ela deslocou-se para outro lado e aqui era o terreno com a cota mais baixa disponível para se acumular. 
Nota-se por exemplo que ao fundo há pessoas que atravessam "tranquilamente" a Rua Lapa no entroncamento com a Praça 7 de Março (esquinas Fonte Azul = Prédio Rubi) e parece que não há muita água por aí
Sobre cheias / inundações na Baixa de Maputo e as razões para isso ver especialmente.
Sobre o início histórico desta rua ver.

Comentários