A ZONA QUENTE da ex Rua Araújo - Topázio, Luso e Submarino

Zona da luz vermelha ainda com o néon do clássico LUSO ao fundo
Em cima a Rua de Bagamoyo e as prostitutas de Maputo pós criação do "homem novo". Depois de termos abordado as origens da Rua Araújo, actual Bagamoyo nesta parte central entre a Travessa/Rua António Furtado e a Rua da Mesquita que a cruzam neste artigo, vamos agora falar do seu periodo como zona de bares, dancings e prostituição até aos anos 70 do século XX. Por exemplo no curto troço que vemos na foto seguinte ficavam três conhecidos "espaços" dos qual restavam os néons e outras pequenas marcas nesta foto de há alguns anos.
Temos de seguida uma vista para nascente da Rua de Bagamoyo:
À esquerda, do lado norte da rua: 
o antigo dancing Topázio (néon), mais atrás o antigo Bar Luso
Ao fundo da foto o Hotel Carlton
À direita, do lado sul da rua: Submarino (néon)
Noutro artigo mostramos mais deste local e dos reclames do Topázio e do Submarino recentemente e antigamente com duas fotos da animação nocturna em 1970 por Ricardo Rangel.

O antigo Luso (ainda com o nome desenhado na montra)
Aqui o antigo Luso tinha passado a ser Copa Cabana, 
com as montras tapadas até às colunas
Vista mais abrangente e mais recente do trecho da rua visto em cima
Vista recente para poente = oeste da Rua de Bagamoyo
 da varanda do prédio do actual ARPAC
Na foto de cima à direita, vê-se no lado norte da rua o antigo Luso, depois o Topázio e depois o Hotel Central com as varandas salientes de colunas. Os prédios mais altos de que se vê as frentes estão na Rua da Mesquita.
Foto do local em 1970 e na direcção da foto de cima com a estação de caminho de ferro para o fundo na objectiva de Ricardo Rangel, adaptada com a devida vénia do site de Alexandre Pomar:
Ao lado do Luso vendo-se o Topázio perto e ao fundo à esquerda = sul o Tamila 
(ver aqui na montagem com o néon curvo)
Sobre a re-educação das prosti - putas no periodo ultra-revolucionário pós-independência existe o filme Virgem Margarida do realizador Licínio de Azevedo (aqui completo no youtube)
Mais sobre o tema aqui.

Comentários