Antigas Estações de Caminhos de Ferro de Lourenço Marques. Comparação dos esquemas HoM com os MAPAs da altura.

O objectivo desta mensagem é passar dos esquemas que representam de forma relativa os edifícios das antigas Estações de Caminhos de Ferro de Lourenço Marques (E.C.F. incluindo a estação própriamente dita, repartições, dependências e oficina) para a sua localização no terreno.

Estação do Caminho de Ferro no MAPA de Lourenço Marques de 1892
- mapa original mais cores para distinguir o lado terra do lado mar
- provável posição da linha principal de C.F.marcada a traçejado
Neste mapa de 1892 está escrito "Estação do Caminho de Ferro" (E.C.F.) a partir do princípio da actual Av. Mártires de Inhaminga ou do topo sul da Praça actualmente dos Trabalhadores. 
Como já vimos em mensagens anteriores criamos dois esquemas para a evolução da E.C.F, repartições, dependências e oficinas, um até 1895, e o outro em 1895 e daí em diante. 
Esquema (tosco) HoM para a E.C.F. até 1895
linha (par de carris) a tracejado
Sul para cima, é ao contrário dos MAPAS.
Esquema (tosco) HoM para a E.C.F. de 1895 em diante
linha (par de carris) principal a tracejado
Sul para cima, é ao contrário dos MAPAS.

Relembro que nos esquemas separei mais os edifícios do que seria na realidade. Por isso por exemplo, no segundo esquema os 3 edificios principais (Roxo: armazém, Verde: estação de 1887; Creme: estação de 1895) na realidade estavam práticamente encostados e no MAPA poderiam aparecer (ou não) como um rectângulo único. 

Ponto importante é que não sabemos se o MAPA representaria o momento de um ou outro dos esquemas ou uma situação intermédia. Em princípio podemos supor que a E.C.F. própriamente dita fosse o edifício com a seta verde (o "submarino") no MAPA de 1892. Se assim fosse tanto para a situação da FASE 1 como para a da FASE 2, a única outra posição que corresponderia absolutamente entre os Esquemas e o MAPA seria a das Oficinas no fim da linha, que no MAPA de 1892 seria o rectângulo por cima do DE FERRO. O resto dum lado e do outro da linha de C.F. não é exactamente igual ao MAPA mas também não é muito diferente pois temos edifícios da estação, dependências e repartições dos C.F. espalhados dum lado e doutro da linha.

Em termos de detalhes da E.C.F., o "submarino" tem uma saliência no lado virado para a Praça. Se olharmos para as imagens da estação de MRP circa 1890 esse lado da estação (norte, interior da cidade, da rua) não tem saliência como se pode ver nestas duas imagens. 


Da E.C.F inaugurada em 1895 não temos imagem desse lado (da rua/norte/interior) por isso não se pode comparar com a forma que se via no "submarino". Neste aspecto não é possivel pois comparar com o MAPA de 1892.

Conclusão para o MAPA de 1892: Combinando o que vemos no MAPA de 1892 com o que construí nos esquemas baseado nas FOTOS, temos uma visão aproximada da área onde sabemos esteve esta estação. No entanto não conseguimos fazer a identificaçáo um-a-um dos edifícios entre as FOTOS (na origem dos Esquemas HoM) e os que estão marcados no MAPA de 1892.

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Estação do Caminho de Ferro no MAPA de Lourenço Marques de 1903-06
 Rectângulos pretos: Edifícios que estão no MAPA associados 
com Estação do CFLM e que eu presumo sejam os da estação e do armazém
Como eu acho que eram em mais detalhe:
Roxo: armazém    Verde: estação de 1887   Creme: estação de 1895
Vermelho: Oficinas e/ou depósitos no fim da linha
Verde claro: Praça dos Caminhos de ferro
Rosa: Av 18/28 de Maio, actual Inhaminga
Azul claro: Rua da Mesquita
Azul escuro: Três armazéns especiais
Traço ponto: Linha de C.F. para essas estações antigas


No mapa de cima posterior ao MAPA de Lourenço Marques de 1892 do cimo desta mensagem podemos ver três pontos:
a. Havia já novas linhas (traços pretos à esquerda) a terminar junto à Praça sem seguir ao longo do porto como as linha iniciais;
b. Há dois rectângulos (reforçados a preto) aos quais justapus (por cima) os 3 edifícios principais da FASE 2 que eram consecutivamente: o Roxo: armazém, o Verde: estação de 1887 e o Creme: estação de 1895. 

Conclusão para o MAPA de 1903-1906: Se fosse como dito no ponto b. a Estação de 1887 (verde) tinha estado e estava nessa altura no topo sul da Praça e a de 1895 (creme) estaria um pouco mais para poente = oeste, de facto aproximadamente do lado oposto ao edifício da administração dos CFM que ainda agora existe entre a Rua Bagamoyo (ex Araújo) e a Rua Mártires de Inhaminga (ex 18 de Maio) como é geralmente referido na literatura disponível.
PS: Li algures que a estação de 1895 foi demolida para se construir a alfândega. Isso colocaria os edifícios das fases um pouco mais para sul (principalmente) e para oeste do que os desenhei no mapa de cima, mas todas as informações são vagas.

Em mensagem seguinte iremos concluir este assunto.

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