Edifício no Hospital de 1911 com chaminé - Tentativa de localização. Hipótese lavandaria.

FOTO 1 - Cunha de 1911
Edifício no Hospital (HCM), sem mais informação na legenda
 (trabalhos ainda recentes com o carril de transporte de materiais)
Este edifício tem um aspecto bem definido, tem um telhado em quatro águas mas em que só duas vão até ao topo e por cima delas há um respiro, os telhados descem mais de 2 lados e menos dos outros 2, tem 3 janelas de um lado e 2 janelas estreitas e uma porta do outro, tem uma chaminé, o chão é plano, etc. 
Para além disso por trás dele vêm-se 2 edifícios que pelo comprimento são enfermarias. Do lado esquerdo uma enfermaria parece estar mais perto e é elevada por pilares. Do lado direito a outra enfermaria parece estar mais longe, assenta sobre o solo e tem varanda com grade.
Enfermarias diferentes ao fundo
Podiamos concluir daqui que este edifício está em frente ao espaço entre duas enfermarias diferentes.
O site http://www.arquitecturasdasaude.pt levanta a hipótese deste edifício ser a lavandaria do hospital, presumo que por causa da chaminé.  O site do SIPA dá a cronologia dos primeiros anos do Hospital Miguel Bombarda/Central de Lourenço Marques/de Maputo. Retirando dessa lista os edifícios já identificados os que restam com data de conclusão compatível com o da FOTO 1 são:  "lavandaria, sala de operações, casa mortuária, ...cozinha, ... edifício de enfermaria e maternidade, .. dois edifícios para internamento de doentes com doenças infetocontagiosas, edifício de internamento para militares". O edifício da FOTO 1 podia então ser todas estas coisas, mas também podia não ser nenhuma delas.
O mesmo site também proporciona uma foto dos anos 20 que podemos combinar com a foto aérea já conhecida de cerca de 1940:

MONTAGEM 1
anos 20: vê-se do lado direito um edifício com chaminé e telhado em bico (marca preta)
anos 40: mostra-se donde se tirou a foto dos anos 20 
Na foto dos anos 40 na direcção e distância onde esteve o edifício da chaminé estava na altura um edifício de placa no terraço (zona da marca branca). Como o edifício da marca branca deve ser do início dos anos 40 (ver cirurgia e radiologia que era o mais alto à frente dele) chega-se daqui à conclusão que o edifício da FOTO 1 deve ter sido substituido pelo menos até ao inícios dos anos 40. Mas como não aparece directamente noutra foto  do hopital entre a FOTO 1 e os anos 40 não sabemos bem.
Podemos tentar comprovar que o edifício da FOTO 1 era o da MONTAGEM dos anos 1920s 
O edificio da FOTO 1 realmente aparecia na FOTO dos anos 20?
Para o resto parece que sim mas relativamente à marca laranja à direita vê-se que do lado esquerdo da FOTO de 1911 não aparecia essa construção, que teria de ter sido feita depois de 1911. Assim talvez se tenha localizado o edifício da FOTO 1 mas há muita coisa que se fica sem saber sobre o edifício da FOTO 1. Começa pela questão do laranja em cima e continua com estas outras:
1. Era realmente a lavandaria do hospital? 
2. Fazia a chaminé parte do edifício ou era separada? Esta pergunta deriva de na FOTO 1 não se poder ter a certeza e de na foto dos anos 40 haver uma chaminé num pequeno edifício separado na área.
3. Como tinhamos visto parecia haver duas enfermarias diferentes por trás do edifício da FOTO 1 e elas teriam de ser mais próximas entre elas do que aparentam estar na foto dos anos 40. Para além disso na FOTO dos anos 40 elas parecem iguais, não diferentes como se vê na FOTO 1. Como se explica?
Por isso mensagem inconclusiva do HoM sob muitos aspectos. 

Comentários