Memórias difusas - a decadência que fica bem nas fotos mas afecta as pessoas

Este prédio é dos tais que é mesmo memória difusa. Deve ser a sua única foto na net, por um lado parece que estou a vê-lo, por outro nem mesmo sei em que bairro de Maputo ficará e por isso se realmente o vi alguma vez.
Já abordei o tema da decadência e nostalgia na mensagemRepito aqui a frase inicial que tinha apanhado de qualquer lado e a que agora faço uma pequena adaptação: "O conceito de decadência funciona bem na fotografia, porque os seus elementos (tintas deslavadas, marcas de água, vidros partidos, reboco deteriorado, acrescentos ad hoc) são temas fotográficos de sempre". 
E aqui entramos num debate filosófico (acho eu) pois esta decadência deixa o universo dos pixels e passa para a vida de pessoas. Temos nós o direito de a tornar pública? Fará a sua exposição melhorar as coisas para elas?
O que sabemos é de fotógrafos que ficaram ricos e famosos sistemáticamente à custa das desgraças dos outros (caso de Sebastião Salgado) o que para mim, por mais justificações altruistas que arranjem, me parece ignóbil. 
Foto carregada da net
Agradecimentos ao autor Mel de K

Comentários