O Museu Nacional de Arte de Moçambique está instalado em Maputo num edifício de linhas simples modernistas. Foi construído como sede da Associação Indo-Portuguesa e inaugurado em Julho de 1964 pelo chefe do estado Português na altura, o almirante Américo Tomás. Ver os antecedentes nesta mensagem.
A chamada Casa de Goa foi extinta depois da independência de Moçambique no inelutável processo de construção do chamado "homem novo" que arrastou na mesma onda as outras associações civis.
|
Fachada principal para a Avenida Ho Chi Min |
Passeio na Av. Ho Chi Min com vista para poente |
Vista de traseira com terraço em forma de fole. Parece mais alto pois construiu-se cave aproveitando o declive do terreno |
Segundo Alfredo Pereira de Lima no livro "Edifícios Históricos de Lourenço Marques" este numa primeira fase tinha três pisos (cave, Rés do Chão e primeiro andar). Como se vê tem agora dois andares pelo que deduzo que tenha sido ampliado nos cerca de 10 anos que se seguiram até à independência.
POSTAL provávelmente dos anos 50
Amarelo: Ainda o edifício antecedente da Casa de Goa Rosa: Av. Manuel de Arriaga (actual Marx) Laranja: Av Andrade Corvo (actual Min) Azul claro: Av Paiva Manso (actual Magaia) Verde: Limites do terreno livre como ainda estão disponíveis Vermelho: o prédio com 3 casas de 1911 na actual Av. Josina.
Noutra mensagem mostraremos voltaremos ao actual museu.
Inauguração do campo de ténis na associação em 1966 - filme da RTP. |
Comentários