Mostramos nesta mensagem três fotos feitas na Av. Barre, antiga Paiva de Andrade que é uma perpendicular à Av. 25 de Setembro, antiga da República com início/fim na zona de actividades a poente da Baixa.
Nestas FOTOS iremos tomar como referência o prédio industrial modernista mais alto e com lâminas verticais que fica quase na esquina da Av. Barre com a Av. Fernão de Magalhães (F.M.).
FOTO 1
Fazendo mesma a caminhada dos dois "artistas principais" passaremos o cruzamento com a Av. F.M. e começaremos a subida para o Alto-Maé. Uns 50 metros depois viramo-nos no sentido oposto e obtemos a imagem seguinte vendo ao fundo da rua as instalações do porto/caminhos de ferro (armazéns e guindastes).
FOTO 2
Viramo-nos de novo para norte e deste ponto prosseguimos a subida quase até ao cruzamento com a Av Josina. Aí chegados e olhando ainda como na FOTO 2 com vista para o porto obtemos esta foto (que já foi mostrada no HoM).
FOTO 3
A firma Socel com endereço 225 Av Mahomed S Barre isto é no prédio de referência é uma empresa de pintura que sucedeu à EPEL que era a Empresa de Pintura Eliseu nos tempos pré-independência e que já conhecemos daqui. Descobrimos assim por acaso onde era esta empresa que trabalhou em projectos do arquitecto Pancho Guedes. Visualizando as posições no mapa
Amarelo: Armazéns S. Jorge da FOTO 3
Branco: Armazéns Art deco da FOTO 2
Vermelho: Ex EPEL nas 3 FOTOS
Preto: Av Josina
Laranja: Av. F.M.
Rosa: Av. Manganhela
Verde claro: Av. Barre
Ver também sobre esta zona outras mensagens do HoM (uma, duas e três) |
Comentários