Álbuns de Santos Rufino de 1929
Agrimensura com uma torre de observação |
A Direcção de Agrimensura era chefiada em 1929 pelo Comandante Moura Brás, de que uma rua na Malanga pelo menos há pouco ainda tinha o nome |
Vermelho: Av 5 de Outubro, actual Josina Verde: Av. Luciano Cordeiro, actual Luthuli Laranja: Av. General Machado, actual Guerra Popular Azul: Prédio de cima com a torre Roxo: Casa de Ferro |
Em primeiro plano passa na horizontal a Av. Josina, antiga 5 de Outubro À esquerda a Av. Guerra Popular, à direita a Av. Luthuli
Em destaque os dois prédios modernos (dos anos 50/60) e ligados no centro foram dos Serviços Geográficos e Cadastrais que foram os herdeiros da Agrimensura. De cima concluímos que o da esquerda em parte foi ocupar a posição da Casa de Ferro e o da direita a posição do prédio de alvenaria da Agrimensura.
Os Serviços Geográficos e Cadastrais genéricamente são responsáveis por fazer mapas e registar as propriedades. No texto em baixo conta-se a história dos mapas de Moçambique que começou em 1857 e de que o serviço agora responsável é a DINAGEGA (Direcção Nacional de Geografia e Cadastro do Ministério da
Agricultura (MINAG). No entanto a DINAGEGA localiza-se no Aeroporto por isso não sei o que são agora estes edifícios no local da antiga Agrimensura.
Mapas no tempo actual de Google Earth por satélite e de telefones móveis com geo-localização parece uma coisa banal, mas há 100 anos um mapa queria dizer que uma equipa tinha de palmilhar todos os cantos do território a pé para desenhar, registar as altitudes, etc o que era um trabalho colossal ao ser feito à escala de um país. Só depois é que parte do trabalho da cartografia deve ter começado a ser feito a partir de avião.
Um exemplo do trabalho mais especializado feito por estes serviços eram as Cartas Geológicas em colaboração com os serviços de Geologia e Minas como podemos ver esta cobrindo a ponta sul do país.
Trabalho sobre este tema a ser feito em Portugal em 2011 que refere a Direcção de Agrimensura de Moçambique, os seus responsáveis no inicio do século XX que foram Belegrade da Silva (foi depois dado o seu nome à rua que é actual Armando Tivane), o já mencionado Comandante Moura Brás e o futuro célebre pioneiro da aviação Gago Coutinho que fez quando mais jovem um enorme trabalho na cartografia de Moçambique e na delimitação das suas fronteiras.
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