Consegui agora localizar com bastante precisão o edifício do Hotel Lage de Lourenço Marques (LM), actual Maputo com a ajuda essencial do livro Xilunguíne de Alexandre Lobato (AL).
Começamos com foto de Santos Rufino de 1929:
Começamos com foto de Santos Rufino de 1929:
FOTO 1
Info: Hotel Lage e mais nada |
Na FOTO 1 podemos ver, para além das 2 damas absortas em qualquer coisa do jardim, que do lado esquerdo está escrito ROOMS e DINING. Mas nada disto será determinante para o que se segue.
Vamos agora ver em cima uma foto do livro XILUNGUÍNE do Internacional Hotel e que é quase a mesma que a que está por baixo dela e que foi publicada em Maio de 1897 na revista Branco e Negro e da autoria de P. Marinho. A de baixo tem um enquadramento mais alargado permitindo por exemplo ver a frente do armazém à direita = para leste do hotel e uma pequena diferença que noto na legenda (se é resulatado de edição do mesmo original ou não não sei):
FOTOS 2 (I e II)
Hotel Internacional de LM (ver a diferença na pessoa a meio da varanda) |
A. Lobato legendou a imagem de cima da seguinte forma: "Internacional Hotel, tipo de hotel colonial do princípio de século, com um combóio de quartos atrás, de que se fizeram uns quantos exemplares na cidade."
Agora uma foto dum postal dos Lazarus com legenda de AL adaptada aos tempos correntes:
FOTO 3
"Um carro eléctrico pela Rua Consiglieri Pedroso (CP)
entre a Praça dos Trabalhadores e a Rua da Mesquita (RM).
À direita, escondido pelos eucaliptos. o Internacional Hotel
que foi depois o Lage Hotel e Avenida Hotel (foto de Lazarus)".
Pelo que AL diz confirma-se que os edifícios das FOTOS 1 e 2 são o mesmo só que em épocas diferentes. Quanto ao resto da descrição, efectivamente vê-se à direita na FOTO 3 num primeiro andar as grades duma varanda e também uma coluna com a parte superior em arcos de madeira, que se assemelham ao que podemos ver nas FOTOS 2 (e na 1).
Olhemos com mais pormenor para o que se passa para a frente na FOTO 3, estamos na Rua CP a olhar para nascente=este:
FOTO 3 ZOOM
Preto: reclame na parede do Hotel SAVOY (depois Octávio R Lobo, prédio ainda existente mas remodelado) Verde: cruzamento da CP com Rua da Mesquita (RM) Pentágono Verde claro: Árvores na Praça 25 de Junho |
Note-se pelas marcas vermelho e laranja que a linha do eléctrico mudava de lado na rua CP perto do cruzamento com a RM. De facto o que se passa também é que a CP faz aí um pequeno desvio para a esquerda e que a linha balança para o outro lado.
Podemos com a FOTO 4 confirmar que estamos mesmo no sítio que poderiamos imaginar a partir do que AL diz, pois o Hotel Savoy nesse local é este em baixo e grosso modo corresponde ao que se veria dele olhando da CP para nascente=leste como na FOTO 3.
Podemos com a FOTO 4 confirmar que estamos mesmo no sítio que poderiamos imaginar a partir do que AL diz, pois o Hotel Savoy nesse local é este em baixo e grosso modo corresponde ao que se veria dele olhando da CP para nascente=leste como na FOTO 3.
FOTO 4
Está assim bem localizado o local da FOTO 3 onde estaria o Hotel Internacional=Lage. Seria a talvez a uns 50 a 70 metros da esquina Sul-Poente da Rua CP com a RM como tentamos representar neste mapa de 1925/26.
MAPA de 1925/26
Preto: Hotel Savoy agora Roxo: provável local do Hotel Lage=Intercontinental com combóio de quartos atrás (FOTO 2). |
Este prédio do Hotel Lage=Intercontinental deve ter sido demolido e na posição aproximada está agora um edifício moderno talvez dos anos 60 totalmente diferente como se pode ver nesta imagem do Google Earth com o "leste" na parte superior:
O que se passava também cerca de 1929 na Rua Consiglieri Pedroso mas do lado oposto ao do Hotel Internacional=Lage é explicado nesta mensagem sobre o Hotel de Paris.
Segundo a brochura turística "Lourenço Marques Golden Mornings Silver Nights" que foi publicada pelos Caminhos de Ferro Sul-Africanos antes de 1936 (o texto refere que os carros eléctricos ainda circulavam) eram as seguintes as tarifas dos hotéis da cidade na estação alta, média aprox. em xelins (=1/20 GBP = 12 d): Cardoso (o edifício antigo) = 16 s.; Carlton = 16 s.; Central = 13.5 s.; Club = 16 s.; Paris (só quarto) = 10.6 s.; Lage = 13,5 s.; Palace = 12,5 s.; Polana = de 22 s. a 40 s.; Savoy = 11 s. Destes todos são não apresentamos o Palace neste blog e daqui vemos que o Laje era de gama média-baixa e como era de esperar que o Polana era de longe o mais caro.
NB: Nos álbuns de Santos Rufino aparece uma publicidade dum Hotel Internacional localizado em Moçambique. Podia tratar-se da designação geral da Colónia / Província e referir-se ao hotel de que aqui falamos de Lourenço Marques mas essa publicidade está inserida no volume 7 que é específico da Ilha de Moçambique. Por estas duas razões tudo leva a crer que esse hotel fosse um da Ilha e não o de Lourenço Marques com o mesmo nome. que para mais em 1929 aparecia na mesma publicação com o nome Hotel Lage (FOTO 1 acima) mas ....
Comentários
http://housesofmaputo.blogspot.lu/2015/05/perdidos-e-achados-central-garage-na.html
em que estão estacionados nos dois sentidos por isso pelo menos do outro lado da Rua CP era assim. Mais tarde passou a haver um só e por acaso se o carro tivesse continuado ali estacionado assim até ficaria bem :-). Cumprimentos.