Hotel Lage ou Internacional na Baixa de Maputo

Consegui agora localizar com bastante precisão o edifício do Hotel Lage de Lourenço Marques (LM), actual Maputo com a ajuda essencial do livro Xilunguíne de Alexandre Lobato (AL).
Começamos com foto de Santos Rufino de 1929:

FOTO 1
Info: Hotel Lage e mais nada

Na FOTO 1 podemos ver, para além das 2 damas absortas em qualquer coisa do jardim, que do lado esquerdo está escrito ROOMS e DINING. Mas nada disto será determinante para o que se segue.
Vamos agora ver uma foto do livro XILUNGUÍNE do Internacional Hotel e que é du momento ligeiramente diferente da que foi publicada em Maio de 1897 na revista Branco e Negro e autoria de P. Marinho. Esta tinha ainda um enquadramento mais alargado permitindo por exemplo ver a frente do armazém à direita = para leste do hotel:

FOTO 2
Hotel Internacional de LM (ver a diferença na pessoa a meio da varanda)

A. Lobato legendou a imagem de cima da seguinte forma: "Internacional Hotel, tipo de hotel colonial do princípio de século, com um combóio de quartos atrás, de que se fizeram uns quantos exemplares na cidade."
Agora uma foto dum postal dos Lazarus com legenda de AL adaptada aos tempos correntes:

FOTO 3

"Um carro eléctrico pela Rua Consiglieri Pedroso (CP) 
entre a Praça dos Trabalhadores e a Rua da Mesquita (RM). 
À direita, escondido pelos eucaliptos. o Internacional Hotel 
que foi depois o Lage Hotel e Avenida Hotel (foto de Lazarus)".

Pelo que AL diz confirma-se que os edifícios das FOTOS 1 e 2 são o mesmo só que em épocas diferentes. Quanto ao resto da descrição efectivamente vê-se à direita na FOTO 3 num primeiro andar as grades duma varanda e também uma coluna, que se assemelham ao que podemos ver na FOTO 2 (e na 1). 
Olhemos com mais pormenor para o que se passa para a frente na FOTO 3, estamos na Rua CP a olhar para nascente=este:

FOTO 3 ZOOM
Preto: reclame na parede do Hotel SAVOY 
(depois Octávio R Lobo, prédio ainda existente mas remodelado)
Verde: cruzamento da CP com Rua da Mesquita (RM)
Pentágono Verde claro: Árvores na Praça 25 de Junho

Note-se pelas marcas vermelho e laranja que a linha do eléctrico mudava de lado na rua CP perto do cruzamento com a RM. De facto o que se passa também é que a CP faz aí um pequeno desvio para a esquerda e que a linha balança para o outro lado.
Podemos com a FOTO 4 confirmar que estamos mesmo no sítio que poderiamos imaginar a partir do que AL diz, pois o Hotel Savoy nesse local é este em baixo e grosso modo corresponde ao que se veria dele olhando da CP para nascente=leste como na FOTO 3.


FOTO 4
Vê-se os escritos SAVOY HOTEL na fachada lado nascente
Esquina da Rua da Mesquita (onde está o carro) com a Consiglieri Pedroso.
Aqui estamos a ver a CP no sentido oposto ao que se via na FOTO 3.
O bico de telhado vermelho ao fundo do lado direito 

deveria ser o do Hotel Lage = Intercontinental

Está assim bem localizado o local da FOTO 3 onde estaria o Hotel Internacional=Lage. Seria a talvez a uns 50 a 70 metros da esquina Sul-Poente da Rua CP com a RM como tentamos representar neste mapa de 1925/26. 

MAPA de 1925/26
Preto: Hotel Savoy agora
Roxo: provável local do Hotel Lage=Intercontinental 

com combóio de quartos atrás (FOTO 2).

Este prédio do Hotel Lage=Intercontinental deve ter sido demolido e na posição aproximada está agora um edifício moderno talvez dos anos 60 totalmente diferente  como se pode ver nesta imagem do Google Earth com o "leste" na parte superior:
Roxo: posição possivel do Hotel Lage=Intercontinental
com o combóio na rectaguarda
Preto: parede onde estava o reclame do Hotel Savoy
que se vê na FOTO 3 ZOOM
Laranja: Rua Consiglieri Pedroso (CP)
Verde: Rua da Mesquita (RM)

Em baixo da foto a Praça dos Trabalhadores

O que se passava também cerca de 1929 na Rua Consiglieri Pedroso mas do lado oposto ao do Hotel Internacional=Lage é explicado nesta mensagem sobre o Hotel de Paris.
Segundo a brochura turística "Lourenço Marques Golden Mornings Silver Nights" que foi publicada pelos Caminhos de Ferro Sul-Africanos antes de 1936 (o texto refere que os carros eléctricos ainda circulavam) eram as seguintes as tarifas dos hotéis da cidade na estação alta, média aprox. em xelins (=1/20 GBP = 12 d): Cardoso (o edifício antigo) = 16 s.; Carlton = 16 s.; Central = 13.5 s.; Club = 16 s.; Paris (só quarto) = 10.6 s.; Lage = 13,5 s.; Palace = 12,5 s.; Polana = de 22 s. a 40 s.; Savoy = 11 s. Destes todos são não apresentamos o Palace neste blog e como era de esperar o Polana era de longe o mais caro.

Comentários

Unknown disse…
Mais uma pequena evidência que prova a teoria e' a posição errada do carro na Foto 1, pois no outro lado nao podia estacionar porque lá passava o eléctrico, veja Foto 3.
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Tem razão mas é preciso notar que seria errada se na altura houvesse os dois sentidos na Rua CP (pois lá conduz-se pela esquerda). Fui ver se havia ou não e há uma foto da Rua CP com carros (a 3a aqui) da mesma altura
http://housesofmaputo.blogspot.lu/2015/05/perdidos-e-achados-central-garage-na.html
em que estão estacionados nos dois sentidos por isso pelo menos do outro lado da Rua CP era assim. Mais tarde passou a haver um só e por acaso se o carro tivesse continuado ali estacionado assim até ficaria bem :-). Cumprimentos.
Unknown disse…
Hehehe, certo! Já tinha conhecimento dessa foto adorável mas nunca conhecia onde se localizava o lindo edifício. Agora sei, e dobrou o prazer de conhecer a foto! Obrigado. Este blog e' um dos mais importantes que existe sobre LM/Maputo e adoro passar tempo aqui. A priceless source of knowledge, espero muito bem que nunca "fecha" e que o seu conteúdo vai "viver" para sempre!! Parabéns aos donos e contribuintes! /Nico
Rogério Gens disse…
Caro Nico: Obrigado pela palavras amáveis. "Fechar" tem estado sempre previsto ser "para a semana" mas chegará o dia, "viver" depende do Google, "Donos" será mais "o maduro" e os "contribuintes" andam um pouco retraídos. Boas leituras e cumprimentos.