Mercado Municipal/Central/Vasco da Gama/Bazar - comparação com o Alster Pavillon

O actual Mercado Central de Maputo (antigo Mercado Municipal Vasco da Gama) - série de artigos aqui - foi projecto do Arquitecto Carlos Mendes. Também conhecido por o Bazar este é um dos mais reconhecidos e escalpelizados edifícios históricos de Maputo. Vamos aqui ver principalmente a acusação de cópia como explico mais abaixo.
HPIP: Situado na Avenida da República/25 de Setembro, é uma obra iniciada em 1901 pelo construtor David de Carvalho e concluída em 1903. Será cópia, de menores dimensões, do Alster Pavillion, de Hamburgo. O mercado é constituído por um corpo térreo, com torreão central e fachadas em alvenaria de expressão classicizante, ritmada pelos vãos de arco redondo. No interior, uma estrutura metálica cobre o recinto.
Primeiro duas vistas diferentes do actual Mercado Central de Maputo para se poder comparar com o Alster Pavillion. Noto que um dos postais da FOTO 1 foi enviado em Dezembro de 1903 por isso no ano de inauguração.

FOTO 1
 Vista para o canto frente (sul)-poente (oeste) do mercado

FOTO 2
 Vista para o canto frente (sul)-nascente (este) do Mercado

Agora cinco perspectivas diferentes do Alster Pavillon de Hamburgo na Alemanha. Este teve várias versões mas por volta de 1900 ou seja na altura em que o Mercado de L.M. foi projectado que é o que interessa para uma situação de eventual plágio, a construção era a que se vê a seguir:
FOTOS 3 a 7



Alster Pavillon de Hamburgo na Alemanha (copyright gettyimages)

O Alster Pavillon na versão vista em cima foi demolido depois, mas saber exactamente quando tal aconteceu é confuso e não interessa muito para o nosso caso porque sabe-se que existia quando o mercado foi projectado.
"Veredicto" salomónico do HoM (também porque não percebe nada disto): O Mercado de Maputo tem bastantes semelhanças com o Alster Pavillon, mas também tem diferenças. O torreão central do Mercado é semelhante ao que no Pavillon estava nos cantos, etc. Penso que o arq. Carlos Mendes foi  "inspirado" pelo Alster Pavillon mas não é uma cópia. 
Quanto ao ser "de menores dimensões"  argumentado pelo SIPA é difícil comparar mas em superfície ocupada o de Maputo parece-me maior, embora em superficie total se tenha de tomar em conta que o de Hamburgo parece ter 2 ou mais pisos em altura e por isso seria maior por esse prisma.
Ver artigo mais completo sobre o Mercado Central de Maputo.

Comentários