Estas fotos estão no ACTD sob o tema "Caes [cais] de Lourenço Marques". A data é 1911 e o autor é desconhecido embora pela data e aspecto me pareçam ser de A. Cunha.
FOTO 1
Info ACTD: Estação central da electricidade do Porto de Lourenço Marques. |
Na FOTO 1 podia-se ver ao fundo um gradeamento e árvores que comprenderemos melhor o que é na FOTO 3 observando as 3 cores marcadas.
FOTO 2
Info ACTD: Lourenço Marques - Estação da electricidade |
Na FOTO 2 podia-se ver por trás do edifício um armazém que comprenderemos melhor o que é na FOTO 3 através das linhas coloridas no chão comuns à duas fotos. Em frente há um carril de caminho de ferro e um "interruptor" de via férrea.
Primeira constatação na FOTO 2 é que nesta altura pelo menos uma parte do edifício funcionava como central (manual) provávelmente de telégrafo ou de telefones pois pode-se ver as inúmeras linhas de cobre (finas) a entrar tanto de um como do outro lado da fachada marcada a verde. Devia ser uma central para uso dentro do porto e caminhos de ferro. Dada a posição deste edifício (ver na FOTO 3) as linhas que saíam para "este lado" iriam para o lado da gare da Estação.
Quanto a ser central de electricidade nesta altura (1911) não me parecia ser porque devia haver uma chaminé para as máquinas geradoras e deviam-se ver mais cabos de maior secção a sair. Mas não posso ter a certeza que não fosse.
Vamos agora localizar este edifício na cidade o que não foi muito difícil pois era dito que era no cais e a partir das linha coloridas no chão precisar a posição dele dentro do porto nas FOTOS 1 e 2.
FOTO 3 de 1929 - Santos Rufino, vista para nascente-norte
Laranja: alfândega Azul: central geradora do porto Creme: Teatro Gil Vicente, primeiro edifício Roxo: Capitania Buildings |
Está assim localizado o edifício no recinto do porto de Lourenço Marques cerca de 1929. Passamos agora para os anos 50 ou 60:
FOTO 4
Tudo na mesma neste edifício da central (ver as cores correspondentes nas fotos de cima) e nas proximidades |
FOTO 5
Google Earth, actual cidade de Maputo À esquerda com as 3 cores: primeira central do porto. |
FOTO 6
Vista recente como na FOTO 1 |
Nota-se que o edifício foi restaurado e por isso parecia bem conservado, Quanto à preservação nota-se que o novo telhado parece plastificado e que algumas portas e janelas foram fechadas.
Comentários