Consulado Alemão e Clube Alemão em Lourenço Marques.

Edifício da antiga Associação dos Naturais de Moçambique em ruínas


Uma das fotos é de 2006, o estado nas outras é semelhante

Passemos a foto do passado que fácilmente se constata ser do mesmo edifício:
Foto de Santos Rufino (SR) de 1929 - Consulado Alemão

Como se pode ver em cima este edifício que foi o Consulado Alemão em Lourenço Marques entre as duas guerras mundiais, estava em ruínas em 2006 só se mantendo as paredes em pé. Ficava na Av 24 de Julho do lado norte entre as actuais Avs. Amilcar Cabral e Salvador Allende e nos últimos anos até à independência em 1975 tinha sido a sede Associação dos Naturais de Moçambique.
Na foto seguinte de Carlos Alberto Vieira (suponho) é que deve ser dos anos 60 podemos localizar o edifício de cima e ver até que lhe tinha sido acrescentado um corpo para as traseiras:

Amarelo: Associação dos Naturais, antigo Consulado Alemão de 1929 visto de frente
Verde claro: Av. 24 de Julho
Azul claro: Rua Neutel d'Abreu, actual Sidumo
Roxo: Av. Brito Canmacho, actual Lumumba
Laranja claro: Rua Princesa Patrícia, actual Allende
Azul: depósito de água

Ainda sobre a presença oficial alemã em Moçambque mas relativamente a um outro edifício, passamos agora a imagens do Clube Alemão de que só posso adiantar, pela observação da foto, ser localizado num local arenoso e muito desabitado na altura. É no entanto possível que tivesse precedido o edificio de cima no mesmo local, isto é do lado norte da Av. 24 de Julho, mas não é certo:
Clube alemão de Lourenço Marques. Foto Lazarus (1899-1908)

Como contexto histórico, noto que Portugal e a Alemanha, que era a potência colonial do Tanganhica, estiveram em conflito directo na fronteira norte de Moçambique no cenário da primeira guerra mundial de 1914 a 1918. A foto de Lazarus do clube é pois anterior a essa guerra que terminou com a derrota da Alemanha e a sua perca da colónia do Tanganhica. 
A foto de SR do consulado é bastante posterior à primeira guerra mundial mas anterior à ascenção de Hitler ao poder na Alemanha que se deu em 1933.
O site delagoabay publicou um nova foto "colorida" deste edifício e em situação anterior à da foto dos Lazarus de cima. O seu autor foi Thomas Lee de quem já falamos aqui e a foto é dita ser de 1889 mas é possível que seja de cerca de 1900 pois por essa época Thomas Lee estabeleceu-se em LM vindo de Barberton que estava afectada pela segunda guerra anglo-boer.
The German Club - Lourenço Marques - Delagoa Bay (T.L.)
Não sei se era construção de "madeira e zinco" ou se de alvenaria

Temos então nestas duas últimas fotos a mesma perspectiva do edifício mas nota-se que em fase posterior na primeira foto atendendo por exemplo ao muro à frente do terreno (parece-me também  que o pau de bandeira tinha sido aproxiamado da casa). O terreno nas duas fotos parece inclinado para a frente e para a esquerda da casa mas só a partir daí parece-me dificil tirar-se conclusôes sobre a localização, como por exemplo a que o site delagoabay tira, assumindo que o local era o mesmo do edifício de 1929, de que o espaço em frente era o que veio a ser ocupado pela Av. 24 de Julho. Note-se que se vê o mesmo caminho nas duas fotos.
Mas se não fosse exactamente nesse local da 24 de Julho, é provável que fosse por perto nessa zona da Maxaquene dado que houve por aí certa concentração da comunidade alemã como se pode ver neste artigo sobre a família Wandschneider.

Comentários

Anónimo disse…
Muito interessante. Muito obrigada. Agora ja sei que a casa por onde passava quase todos os dias tinha sido o Consulado Alemao. Bem haja por todo o seu trabalho..