Porto de LM em funcionamento - antes de 1929

Ponte Cais Gorjão e linhas de Caminhos de Ferro

Vamos aqui ver algumas imagens antigas da operação do porto da ex cidade de Lourenço Marques (actual Maputo). As de baixo são uma selecção das que Santos Rufino publicou em 1929. O resumo do seu texto relativo às fotos identificadas como sendo dele em baixo é: 
"O Cais Gorjão construido em cimento armado custou mais de 500 mil libras. Tem 1 620 metros de comprido, estando presentemente a proceder-se ao seu prolongamento. Pode arrumar, ao mesmo tempo, 12 navios de grande tonelagem. Existem onze vastos armazéns que ocupam uma área de 23 mil metros quadrados. Para o serviço de cargas e descargas conta com 23 guindastes eléctricos, sendo 15 de 5 toneladas, 3 de 3 t., um de 8 t., dois de 10 t.  e um outro de 60 toneladas que é único em toda a África do Sul."
Notas HoM: Este último é a nossa conhecida relíquia apresentada em mensagem anterior; A soma disto tudo é de 22 guindastes, não de 23!
"Actualmente procura-se aumentar o número de guindastes e vai muito em breve construir-se um frigorífico estando o seu custo orçado em 50 000 libras (HoM: ser 10% do custo do porto parecia caro).

Durante o ano de 1927 atracaram no cais Gorjão 778 navios com a tonelagem bruta de 3.9 milhões de toneladas, descarregando 407 mil e carregando 577 mil toneladas."
Nota HoM: Podia-se fazer aqui umas contas mas....)

Cargas e descargas de passageiros e mercadorias
A grande Ponte Cais Gorjão, já para poente da estação dos Caminhos de Ferro. 
A foto deve ter sido tirada duma das carvoeiras
Um pouco mais para poente = oeste. Ponta Mahone à direita do estuário
Porto activo. Vista do extremo poente = oeste do cais Gorjão.
Vista para poente da ponte cais vendo-se bem a sua estrutura em estacas de madeira.
Depois de ter sido operado pelos caminhos de ferro o actual porto de Maputo é agora operado num regime de Parceria Publico Privada.

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