Este prédio que deve ter sido construído no início dos anos 70 de século 20 é uma das maiores referências visuais da cidade de Maputo na zona da Polana. E apesar do surto actual de construção em altura para já continua com o horizonte bastante desanuviado.
Prédio alto castanho. Dois volumes de alturas bastante diferentes Fica na Av. Mondlane entra a Rua do Telégrafo (à esquerda) e a Av. Mártires da Machava (à direita) |
Volume mais baixo na esquina da Av. Mondlane com a Rua do Telégrafo (à esquerda) Foto de Stelio Inácio |
Vista da fachada principal ao longo da Av. Mondlane. O nascente=leste fica para o fundo da avenida.
Não tem nada a ver com o prédio em si mas apresento uma questão relacionada com os nomes de duas ruas pequenas perto deste prédio. Estas ruas têm nomes "técnico-cientificos" e para já mantém os da pré-independência (e se querem saber a minha opinião muito bem pois o mundo não é só feito de combatentes ou políticos).
Passo a explicar a questão com a foto que inclui o zoom da envolvente deste prédio (clique para aumentar):
A questão é: Como/porque é que tendo sido a que é agora a Av. Nduda em tempos a Rua do Telégrafo (que depois se passou a chamar Rua General Botha), apareceu depois com esse mesmo nome esta pequena rua (marcada a rosa no Google Earth e ao lado deste prédio) e para mais com uma Rua Marconi pelo meio?
Eu acho que ao ser necessãrio dar a uma rua importante o nome General Botha por qualquer motivo, escolheu-se a que era a Rua do Telégrafo mas para esse nome não ficar totalmente esquecido (tudo isto ainda no tempo colonial) deu-se esse nome a esta pequena rua que até ficava perto. E na onda chamou-se também Marconi à outra ruazita ao lado. Mas pode haver outras razões como por exemplo ter sido aqui por coincidência a Companhia Rádio Marconi em Lourenço Marques (se existiu). Especulação sómente.
|
Comentários